3 de dezembro de 2010

Dossiê

Em pleno ano de crise a Sonae MC continua a crescer e a investir. Com cerca de 40 mil trabalhadores, a empresa tem planeado abrir até ao fim do ano mais dois hipermercados, o que significa na prática a criação de cerca de mais de 2 mil postos de trabalho.


 


O Imagens de Marca quis saber como a Sonae vê o sector da distribuição e como está a fazer face à crise. Para isso deu a palavra ao Director de Relações Institucionais, Marca e Comunicação Social, Miguel Rangel.


 


 



Imagens de Marca (IM): Como vê actualmente, aos olhos da Sonae, o sector da grande distribuição, em Portugal? O que se pode esperar neste momento de contracção económica?
Miguel Rangel (MR):
A diminuição do rendimento das famílias tem levado a uma efectiva variação nos perfis de consumo das famílias, neste momento assente em critérios como simplicidade, clareza e o chamado value for the Money. Assim sendo, mais do que uma consequência directa da crise, O Continente foi-se adaptando a estes novos critérios de procura.


A Continente está constantemente a pensar em formas de responder às necessidades dos consumidores, apresentando uma proposta de valor que supere o mais possível as expectativas dos portugueses.


Sob o lema “Eu Conto com o Continente” a insígnia tem apostado fortemente na variedade dos produtos e na oferta de serviços, lançando iniciativas que vão ao encontro das necessidades dos clientes, e que fazem jus ao seu claim. Existe um reforço claro e inequívoco nos pilares básicos da marca, procurando acompanhar os portugueses. O Continente compreende a realidade em que o País vive, as dificuldades dos portugueses no seu dia-a-dia e procura encontrar formas de lhes devolver a confiança.


O objectivo é mostrar que o Continente pode ajudar as famílias a ultrapassar os momentos menos favoráveis, ajudando-as a poupar e promovendo a divulgação de práticas que possam equilibrar as suas finanças e manter a qualidade de vida.


Neste sentido, e porque estamos conscientes das responsabilidades da marca, lançámos várias medidas para ajudar os portugueses a poupar:



Aposta na Marca Própria: maior aposta nos produtos de marca própria, que representam, actualmente, cerca de 25% da facturação. Além de uma nova imagem, de uma maior e mais variada gama de produtos, assistiu-se a uma forte aposta na vertente de promoção da saúde junto dos clientes através da introdução na rotulagem dos artigos alimentares de um código de cores nutricional, simples e fácil de interpretar.


Descontos em cartão: lançamento de um plano promocional em Cartão Cliente Continente com campanhas de descontos de 50% e 25% em grandes marcas e campanhas de desconto em 10% em cartão em todos os artigos que comprar, entre outras. De referir que no total foram já oferecidos mais de 400 milhões euros em descontos aos portugueses;


Descontos Combustíveis: parceria entre as insígnias Continente e Modelo e a Galp para desconto de 0,05€+0,05€ no combustível abastecido em mais de 300 postos aderentes. Esta parceria com a Galp no sector dos combustíveis tem-se revelado igualmente um sucesso e uma grande vantagem para os nossos Clientes.


Seguros Continente: para automóvel, mota e seguro de saúde (Seguros Continente), com condições acessíveis, transparentes e muito competitivas;


Continente Mobile: Serviço de telecomunicações moveis do Continente que permite poupar na conta dos telemóveis da família. Com o tarifário de voz recarregável mais barato do mercado e com 25% de desconto em cartão para todas as redes.


ChefOnline: o primeiro site português de receitas em vídeo on demand – o Chef Online criada a pensar em todos aqueles que não têm tempo a perder na cozinha ou que, no dia-a-dia, lhes falta inspiração para confeccionar as refeições familiares.
 


IM: Quais são as grandes expectativas para este Natal (época por excelência para a grande distribuição)? O que esperam do consumidor e como se preparam?
MR:
As perspectivas para a época de Natal são sempre positivas. De todos os meses do ano, este período é sempre o que regista um maior volume de vendas e maior movimento no Hipermercado.


Quanto ao consumidor temos consciência que está a mudar e que está cada vez mais exigente e informado o que faz com que continuemos permanentemente focados e dedicados a ele procurando sempre antecipar as suas expectativas e necessidades.


Neste sentido tem vindo, ao longo dos últimos anos, a adequar-se não só à conjuntura do país e das famílias Portuguesas, mas também aos novos consumidores mantendo-se sempre muito focada nos valores estruturais da marca – preço / variedade / qualidade e serviço.


 


IM: Em relação aos investimentos… Como estão a ser pensados os investimentos em tempo de contenção?
MR:
Vamos continuar, como sempre,  a trabalhar para superar as expectativas dos nossos Clientes, apostando sempre em ofertas  relevantes para que nos momentos mais adversos como o que vivemos actualmente os portugueses sintam que estamos do lado deles e que podem Contar com o Continente.

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