O Sapo está de volta para premiar a melhor criatividade de 2010. O portal volta a eleger as melhores acções de comunicação na Internet pelo décimo ano consecutivo.
Sobre o tema “A Grande Corrida da Criatividade”, as inscrições já estão abertas em http://premios.sapo.pt. Para celebrar o 10º aniversário dos prémios, o portal contemplou duas novas categorias: o Grande Prémio Sapo Moçambique e os Prémios por Formato – Rich media, Vídeo-ad, Minisite, Site Institucional e Blog.
Os trabalhos serão avaliados por sete profissionais do mercado da publicidade – que pode conhecer na próxima semana – compostos por agências, anunciantes e convidados dos Prémios Sapo. O Sapo acaba também de alargar o prazo de entrega dos trabalhos, para dia 3 de Novembro, data até à qual as agências podem inscrever os seus trabalhos.
O Imagens de Marca vai dar-lhe a conhecer, nas próximas semanas, os trabalhos, o júri e e toda a estratégia da competição através de uma entrevista com o responsável da organização.
As categorias:
PRÉMIOS por CATEGORIA SECTORIAL:
- Sector Automóvel
Automóveis, Motas, Tractores, Marcas e Concessionários, Combustíveis, Pneumáticos, Assistência Técnica, Acessórios, Peças para Veículos, Aluguer de Veículos.
- Media e Educação
Revistas, Jornais, Rádio e Televisão (on e off-line); Escolas, Institutos de Línguas, Universidades, Programas de Televisão/Rádio Cursos de Formação e outros cursos.
- Entretenimento e Espectáculos
Festivais, Cinema, Teatro, Concertos, Bailados, Orquestras, Comédia, Galas, Eventos Culturais, Eventos e Actividades Desportivas, Festas, Produção de Espectáculos, Música (CD e DVD) e todo o tipo de eventos.
- Saúde e Solidariedade
Medicamentos, Hospitais, Centros de Saúde, Doenças, Vacinas, Medicina Alternativa, Tratamentos Médicos, Produtos Farmacêuticos, Instituições de Solidariedade Social, Causas Sociais, Donativos.
- Sector Financeiro
Entidades Bancárias, todo o tipo de Créditos, Produtos e Serviços Financeiros (Financiamento, Poupança, Leasing Empréstimos e Hipotecas), Cartões de Crédito, Investimentos e Seguros (Saúde, Vida, Automóvel, Viagem,…).
– Produtos de Grande Consumo
Bebidas, produtos naturais, congelados, pré-cozinhados, conservas, aperitivos, pastilhas elásticas e outras guloseimas Produtos de Higiene e Beleza, Produtos de Limpeza, Vestuário, Jogos Electrónicos, Consolas, Equipamento Audiovisual, Lojas especializadas em mobiliário e produtos para o lar, todo o tipo de electrodomésticos, Vestuário e Acessórios.
– Turismo e Lazer
Viagens, Livros, Health Clubs, SPAs, Ginásios, Actividades Desportivas, Clubes desportivos, Jogos ao Ar Livre, Hotelaria, Companhias de Aviação, Pacotes Turísticos e Promoções.
– Telecomunicações e Internet
Redes Móveis, Rede Fixa, Serviços de Internet, Serviços para Telemóveis (Jogos, Wallpapers, Ringdings, Toques), Acessórios.
– Serviços
Jogos de Sorte e Azar, Apostas online, Empresas de Recrutamento, Serviços Nacionais (Electricidade, Gás, Água), Reciclagem, Imobiliárias, outros Serviços.
– Comércio e Industria Alimentar
Comida, Lojas, Restaurantes, Fast-food, Super e Hipermercados, Empresas de entregas alimentares ao domicílio. Alimentos infantis e alimentos para animais.
PRÉMIOS POR FORMATO
– Melhor Display (formatos standards)
– Melhor Rich Media (interactivo)
– Melhor Video-Ad (in-banner e in-stream)
– Melhor Minisite
Mini-site de campanha/produto/eventos que tenha estado online com duração definida num determinado espaço de tempo.
- Melhor Site Institucional
Sites institucionais, sites de portfolio empresarial, sites de produto/serviço e sites de grandes ou pequenas marcas. Pretende destacar o melhor site de empresas e marcas.
- Melhor Blog
Blogs que tenham por base o relacionamento das Empresas e respectivas marcas com o seu consumidor.
PRÉMIOS ESPECIAIS
- Melhor Campanha Social Media
Acções desenvolvidas para as redes sociais, incluindo acções ou campanhas no Youtube, Facebook, Twitter, Orkut e outros. Premeia uma nova tendência no meio, em que se distingue pela utilização das plataformas de redes sociais para comunicar junto do consumidor no sentido de gerar mais tráfego, captação e profile do consumidor bem como desenvolver uma relação mais próxima com as marcas.
- Prémio Melhor Programa de Marketing Relacional
Trabalhos cujo principal canal é a Internet e que pressupõem que o consumidor já se encontra numa BD e que parte da comunicação é feita com recurso aos meios digitais. O Júri recorre a critérios como: comunicação baseada em acções de Clubes, cartões de pontos e programas de fidelização. Descritos em quatro parâmetros no acto de inscrição: Desafio do Programa, Estratégia, Execução e Resultados obtidos..
- Melhor Campanha Mobile
Campanhas de Mobile Direct (Comunicação por sms ou mms, caracterizada por não terem segundo momento de interacção com o consumidor) e Mobile Advertise (Comunicação por banner, caracterizada por ter uma landing page, o consumidor ao clicar passa para um segundo momento).
- Melhor Campanha IPTV Interactivo
Trabalhos com suporte na plataforma de IPTV, para desenvolver as suas acções e campanhas junto do espectador. Será atribuído ao melhor trabalho desenvolvido com recurso a aplicações que interagem com o espectador – on-demand.
- Melhor Campanha Spots IPTV
Trabalhos com suporte na plataforma de IPTV, para desenvolver as suas acções e campanhas junto do espectador. Estarão a votação apenas spots publicitários emitidos através dos canais exclusivos do MEO.
PRÉMIOS DE AGÊNCIAS DE MEIOS
- Melhor Plano de Meios Digital
Plano de Meios para promoção de campanhas, utilizando exclusivamente o meio digital.
- Melhor Plano de Meios Integrado
Plano de Meios que combine meios de comunicação diversificados tanto digitais como meios tradicionais.
PRÉMIOS DE RECONHECIMENTO
- Agência Criativa do Ano
São consideradas todas as agências (excepto as Agências de Meios) a concurso. É considerada a globalidade dos trabalhos inscritos por cada agência.
- Agência de Meios do Ano
São consideradas todas as Agências de Meios a concurso. É considerada a globalidade dos trabalhos inscritos por cada uma das agências.
- Anunciante do Ano
São considerados todos os anunciantes a concurso. É considerada a globalidade dos trabalhos inscritos por cada anunciante.
GRANDES PRÉMIOS
- Grande Prémio Utilizadores SAPO
São considerados todos os trabalhos a concurso, que tiverem sido inscritos nos Prémios Sectoriais.
- Grande Prémio SAPO Angola
São considerados todos os trabalhos os trabalhos inscritos e divulgados em Angola.
- Grande Prémio SAPO Cabo Verde
São considerados todos os trabalhos os trabalhos inscritos e divulgados em Cabo Verde.
- Grande Prémio SAPO Moçambique
São considerados todos os trabalhos os trabalhos inscritos e divulgados em Moçambique.
- Grande Prémio SAPO do Júri
São considerados todos os trabalhos previamente inscritos nas restantes categorias.
- Menção Honrosa
O Júri pode ou não decidir atribuir a menção honrosa. Será atribuída se existir um trabalho, que não sendo considerado o Grande Prémio do Júri, mereça especial destaque.
Comentários (0)