3 de agosto de 2010

Dossiê

Legenda vídeo: A Coolgift é uma das empresas de experiências mais recentes do mercado


 


 


A julgar pelo crescimento do mercado que poderá valer cerca de 50 milhões de euros em 2010, existe um preço para uma experiência inesquecível.


 


A controvérsia no mercado do Turismo de Experiências começa pelas empresas de topo. A Vida é Bela foi a primeira a entrar no mercado português. Nasceu em 2002 e segundo o seu fundador, António Quina, facturou em 2009, 10 milhões de euros, o que lhe garante uma quota de 60%.
Também a francesa Smartbox fala numa quota de 60% e uma facturação de 7 milhões de euros.
Ambas assumem a liderança de mercado e o Imagens de Marca tentou perceber quem é, afinal, o verdadeiro líder.
A procura revelou-se infrutífera porque não existem estudos sobre o Turismo de Experiências, nem números ou dados auditados que permitam tirar conclusões sobre uma liderança assumida pelas duas empresas.


Certo, certo é que ambas facturaram em 2009, 17 milhões de euros, o que perfaz uma parte do todo que vale este mercado. Mercado que continua em grande agitação com várias outras empresas a actuar. O Imagens de Marca foi conhecer um pouco melhor outros players do mercado.


 



Agências de experiências


 


A Pulso e a Tentações são duas marcas detidas por operadores turísticos.
Criada através da extinta Geotur, actualmente Geostar, a Pulso pretende desenvolver laços emocionais com os clientes, através de uma oferta mais abrangente. A marca acredita que já não basta viajar, é preciso sentir, e é aqui que a Pulso se diferencia.


A marca pretende “estar onde o cliente precisa”, a aposta nas vendas através da internet é grande mas a rede de agências Geostar garante maior notoriedade à Pulso junto dos consumidores. Segundo Ana Silva, Gestora de Produto da Pulso, “a altura do ano em que os clientes mais procuram usufruir dos presentes está ligada às efemérides do ano, nomeadamente o dia dos Namorados ou o Verão, em que as condições atmosféricas convidam à vivência das experiências por parte dos clientes”.


Já Catarina Laborinho, directora Comercial & Marketing da Previlege Tours, detentora da Tentações, afirma que “existe uma sazonalidade relativa ao tipo de oferta mas quando falamos em termos globais do produto Tentações, ele é transversal a todas as épocas do ano”.


A marca ainda está no primeiro ano de actividade e, por essa razão, ainda não disponibiliza resultados relativos a vendas, mas além de disponível nas agências da Previlege Tours, as Tentações também marcam presença em 700 balcões do Banco Crédito Agrícola.


 


Segmentar é preciso!


 


A desenvolver a seu trabalho na área do marketing motivacional, a Action Team lançou no mercado uma empresa de experiências… A Heartexperience chega ao mercado em Março de 2007 com uma oferta de produtos muito direccionados para as empresas. As experiências, mais de 600 que podem ser vividas em Portugal, Espanha, Nova Zelândia ou Antárctida, são direccionadas para o mercado corporativo e funcionam sobretudo como ferramentas de motivação e incentivo.
Arnaldo Rivotti explica que “o conceito Heartexperience está «emparceirado» nas ofertas de comunicação motivacional da Action Team”. “Formatamos os programas de motivação e incorporamos as experiências mais adequadas ao público-alvo e aos objectivos que se pretendem atingir”.


Uma experiência de Heli-ski no Canadá ou uma expedição à Antárctida não estão acessíveis a qualquer um, mas uma ida ao Spa ou usufruir de uma estadia por Portugal são as experiências mais vendidas pelas empresas. 


Uma tendência que está também a contribuir para o desenvolvimento do turismo interno e que, segundo os responsáveis das empresas de experiências, deverá continuar a crescer.



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