9 de julho de 2010

Dossiê

As redes sociais chegaram, viram e venceram. Poucos são os que não têm uma página pessoal, ou do seus negócio, no Facebook ou no Twitter. Por aqui as pessoas partilham histórias, fotografias e interesses em comum. O Imagens de Marca Online foi tentar perceber qual destas duas redes vence o duelo pela conquista de utilizadores, e qual o perfil destes.


 


Dado curioso, se o Facebook fosse um país, os seus cerca de 400 milhões de utilizadores fariam dele um dos países mais povoados do mundo. Já o Twitter com os seus 105 milhões de utilizadores equivaleria quase ao Japão. E logo aqui fica declarado o vencedor.


 


Mas, as redes sociais são muito mais que estes números, pois têm vindo a mexer com comportamentos, hábitos e consumos. É que, de repente podemos ter centenas de supostos amigos, com quem se partilha livremente todo o tipo de informação.
E, apesar das Redes Sociais terem sido criadas a pensar nas pessoas enquanto tal, as empresas e as marcas estão bem atentas a este fenómeno.



 


 


Portugal


 


Em Portugal o fenómeno não passou ao lado e, neste momento, o Facebook tem mais de dois milhões de utilizadores (segundo dados disponíveis, 2 347 140), com uma penetração de 21,92%. De notar que a penetração do online em Portugal é de 54,44%.


 


Deste total de utilizadores 1 167 780 são mulheres e 1 146 160 são homens, e a maioria tem entre 25 e 34 anos (31%), entre 18 e 24 anos (25%) e os 25 e os 44 anos (18%).


 


Recentemente, alguns especialistas fizeram, também, um levantamento sobre o Twitter em Portugal, tendo chegado a um perfil de utilizadores. Neste caso os utilizadores são na sua maioria homens, solteiros, entre os 25 e os 30 anos de idade e residentes em Lisboa



 


 







Redes Sociais em Portugal – O Estudo



Um estudo sobre redes sociais da Marktest mostra que, nos primeiros seis meses de 2010, cerca de 3,5 milhões de portugueses acederam a sites relacionados com redes sociais.


 


Por mês, um mínimo de 2 289 mil  únicos e um máximo de 2 534 mil utilizadores únicos acederam a redes sociais a partir de suas casas no período analisado.


 


Nestes primeiros seis meses de 2010 estes internautas visitaram um total de 4,7 mil milhões de páginas de redes sociais, o que equivale a cerca de um quarto de toda a navegação feita na Internet neste período. Ou seja, o tempo dedicado a redes sociais ultrapassou as 47 milhões de horas, um número que representa 23.9% de todo o tempo que os passaram na Internet.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.