8 de julho de 2010

Dossiê

Os leões já foram entregues. A edição deste ano do festival, sob o tema das redes sociais, voltou a premiar o que de melhor se fez em publicidade por todo o mundo.
Já aqui mostrámos alguns dos trabalhos vencedores e agora juntamos os grandes prémios de cada categoria. Os grandes prémios para as categorias “Promoções e Activação” e “Relações Públicas” foram entregues ao mesmo trabalho. Já a categoria de “Rádio” não recebeu nenhum grande prémio no festival. Este ano foi ainda introduzida a categoria “Film Craft” que premeia as características técnicas das campanhas, como som, imagem, entre outros.
No próximo Imagens de Marca, na SIC Notícias, veja as reportagens feitas pelas jornalistas Vanda Jorge e Catarina Santana que lhe mostram algumas das histórias que marcaram o festival deste ano.
Entretanto, conheça aqui os vencedores dos grandes prémios.


 


 



• Promoções e Activação e Relações Públicas:



A TBWA criou para a Gatorade, a campanha “Replay”. O júri reconheceu o trabalho com o maior galardão do festival, para as duas categorias “Promoções e Activação” e “Relações Públicas”. Uma campanha que junta duas equipas rivais de futebol americano e que serviu de activação e promoção do novo produto da marca. Veja o trailer.


 


• Marketing Directo:



Foi o trabalho realizado para a Orcon Broadband, pela agência Special Group, de Auckland que recebeu o grande prémio para a categoria “Marketing Directo”. A operadora de telecomunicações Neo Zelandesa pretendeu com esta campanha reforçar o envolvimento do público. Um trabalho que colocou o cantor Iggy Pop como protagonista. Veja o filme.  


 


 




• Outdoor:



A Anomaly, Estados Unidos e a Del Campo Nazca foram as agências premiadas nesta categoria pelos trabalhos para as marcas Diesel e Andes, respectivamente.


 


 


 


 


• Media:



O grande prémio de Media foi entregue à Leo Burnett Sidney pela campanha “Eos Photochains” para a Canon Austrália. A campanha veio reforçar a ligação da marca com as comunidades de fotógrafos permitindo a partilha de fotografias no sítio da internet.  


 


 


 



• Imprensa:



O grande prémio nesta categoria viajou para o Brasil, para a AlmapBBDO, também premiada como agência do ano, no festival. “Veja do que é feita” foi o título da campanha para a Billboard Magazine.  Veja o filme.


 


 


• Cyber:



A Volkswagen e a Fundação Livestrong da Nike partilharam o grande prémio nesta categoria. Para a Volkswagen, a campanha criada pela DDB Estocolmo pretendia gerar interesse em trono da tecnologia BlueMotion da marca que pretende reduzir as emissões de gases poluentes. Para a Fundação Livestrong da Nike, a Wieden Kennedy Portland levou o prémio pelo projecto Chalkot. Também reconhecido com o grande prémio na categoria Titanium & Integrated (Ideias Inovadoras).


 


 



 


• Design:



O grande prémio de desing foi entre à Happiness. A agência belga desenvolveu uma campanha para o Toyota iQ que pretendia dirigir-se a um publico entre os 18 e os 35 anos. Veja o caso aqui.


 


 


• Filme:



O grande prémio de Filme, talvez um dos mais aguardados do festival, premiou a Wieden Kennedy Portland pela campanha desenvolvida para a Old Spice. A marca está, assim, de regresso à publicidade e apela a homens e mulheres ao uso de Old Spice. Veja o filme


 


 


• “Film Craft”:



Uma nova categoria premiada pela primeira vez em Cannes e que distingue as características técnicas das campanhas. O primeiro grande prémio foi para a DDB Worldwide, pela campanha “The Gift”, criada para a Philips. Um thriller em jeito de ficção cientifica que o Imagens de Marca já mostrou e que pode ver ou rever aqui.


 


 


• Titanium & Integrated (Ideias Inovadoras):



O projecto “Twelpforce” para a Best Buy valeu o grande prémio à Crispin Porter & Bogusky. Uma plataforma de atendimento instalada na rede social Twelpforce. Conheça o projecto aqui.


 


 


• “Grand Prix for Good”:



Uma categoria especial que premeia campanhas com sentido de responsabilidade social e serviços públicos. Este ano o galardão foi para a Abbott Mead Vickers BBDO, de Londres, para o projecto “Escolha um caminho diferente” para a Polícia Metropolitana.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasCannes Lions 2010: Conheça os trabalhos que mereceram o tão desejado “Grand Prix”.

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.