2 de julho de 2010

Dossiê

O Delta Tejo tem apoiado ao longo dos anos diferentes projectos e desenvolvido acções no âmbito da sustentabilidade, com o objectivo de tornar o Festival numa bandeira para mensagens que mudam o Mundo. 
 


 


Em 2010 a Delta Cafés aposta em mostrar a importância de preservar a biodiversidade em Portugal, apoiando o “Projecto Cegonha Negra” da Quercus através da entrega de parte das receitas do Festival para a protecção desta espécie em vias de extinção. 
 


 


Este ano o Delta Tejo vai ajudar a reconstruir charcas para esta espécie, povoando-as com animais que fazem parte da sua alimentação, e ajudar a reconstruir as margens de rios com técnicas de engenharia natural. Além destas medidas, as verbas deste festival irão, também, ajudar à monitorização e controlo veterinário das cegonhas bebés, bem como à protecção dos ninhos contra predadores naturais ou humanos.


 


 


Dados sobre a espécie
 


A Cegonha Negra é uma espécie ameaçada, e em Portugal existem apenas cerca de 100 casais, sobretudo distribuídos pelo interior e associados maioritariamente às bacias de água dos rios Tejo, Douro e Guadiana. A população nacional representa cerca de 1% da população europeia e 20% da população ibérica.
 


 


Por serem animais que se alimentam em lagoas ou margens de rio com pouca profundidade, as Cegonhas Negras estão sujeitas à contaminação das águas, aos fogos, que destroem os ninhos, e são uma das principais vítimas da construção de infra-estruturas hidráulicas. TS

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasO Festival Delta Tejo mantém o seu rumo na sustentabilidade ambiental. Este ano apoia, com a Quercus, a cegonha negra.

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.