1 de julho de 2010

Dossiê

O Mundial de Futebol na África do Sul gerou menos interesse por parte das marcas que o Euro. Na prática, as marcas investiram substancialmente menos que em 2008 – o decréscimo registado foi para metade, de acordo com os dados revelados pelo estudo da Espaço OMD, agência de meios do Omnicom Media Group.


 


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Mas, vamos a números: nos primeiros quatro meses de 2010, o investimento publicitário desceu para metade, situando-se nos 8,5 milhões de Euros, e com menos marcas presentes face a igual período de 2008.


 


No entanto, o investimento feito pelas marcas associadas, as que comunicam a temática do futebol mas que não se associaram oficialmente ao evento, é superior (21% entre Janeiro e Abril de 2010, contra 5% em igual período de 2008).


 




 


De acordo com o estudo, para além dos patrocinadores, muitas marcas apanharam assim boleia do Mundial e, apesar de não serem patrocinadores, canalizaram parte do seu investimento em publicidade e comunicação da marca para o futebol, apoiando indirectamente a selecção. Alguns exemplos disso são o Cartão Barclaycard (55% do investimento), seguido por marcas como a Panini (14%), El Corte Inglês (13%) e Todos com Portugal (9%).


 


No Euro 2008 destacaram-se o Cartão Sócio da Selecção (30%), Meo (19%) e Optimus (10%). Mas, mais de 50% do investimento alocado ao futebol foi efectuado pela Caixa Geral de Depósitos.


 


As marcas começaram a canalizar mais os seus apoios para a Selecção Nacional, representando este patrocínio 79% do total.
Este ano o BES, por exemplo, concentrou 80% do investimento feito em futebol na comunicação do concerto de apoio à selecção com os Black Eyed Peas e nas campanhas “Este ano em África vai ser o ano da nossa selecção” e “Queres entrar no próximo anúncio do BES com Ronaldo”.


 


Na altura do Euro, de Janeiro a Abril, destacaram-se o Modelo (29%), sobretudo com a campanha “Adquira o DVD e o Cachecol da Selecção”; a Galp Energia (21%), “O Autocarro da Selecção vai atestado com ambição”; a Sagres com “Zero%” (10%), “A cerveja sem álcool n1 em Portugal”; e o BES (9%), “12 meses a crescer até 12%” e “Génio da Bola” com Cristiano Ronaldo.



 


Segundo o referido estudo, os meses de Abril, Maio e Junho, próximos do arranque do campeonato, marcaram a época alta da comunicação das marcas. Mas, a comunicação de apoio à selecção começou logo nos jogos de apuramento. Em Novembro surgiu a comunicação da Galp Energia com o slogan de Energia Positiva e a comunicação da Sagres, com Sagres Zero. Em 2010 o BES arrancou com três campanhas alusivas ao futebol: o concerto de apoio à selecção dos Black Eyed Peas, e as campanhas “Este ano em África vai ser o ano da nossa selecção” e “Queres entrar no próximo anúncio do BES com Ronaldo”. Em Abril o Modelo comunicou com a campanha do Mega Pic-nic no Parque Eduardo VII.


 


Entre os patrocinadores oficiais, 19% alocaram o investimento no futebol no período de Janeiro a Abril deste ano, destacando-se a Samsung (100%), a Sagres (29%) e o BES (28%), como patrocinadores da selecção, e a Castrol (40%) e McDonald’s (36%), como patrocinadores oficiais do evento.


 

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