11 de junho de 2010

Dossiê

O fenómeno desporto, em particular o do futebol, tem despertado cada vez mais o interesse das marcas. A visibilidade que uma marca consegue obter num evento desportivo pode ser fundamental. É que no desporto está a mexer-se, acima de tudo, com emoções.
No entanto, enquanto algumas marcas patrocinam directamente o campeonato ou as selecções, outras há que simplesmente aproveitam as iniciativas desportivas para comunicar os seus produtos ou serviços.
Mostramos-lhe alguns exemplos, como os anúncios lançados pela Meo, a Zon e a Pepsi na televisão, e o Público na imprensa.
A Toshiba também lançou uma campanha, segundo a qual devolve o dinheiro aos consumidores que comprarem alguns produtos da marca… se Portugal ganhar o campeonato – campanha esta que também está a decorrer em Espanha.



 







As marcas e as audiências


A poucos dias do arranque do Campeonato Mundial de Futebol de 2010, a Initiative, apresentou as suas projecções a nível de audiências para esta competição e analisou a importância desta iniciativa para as marcas:
Para a fase final que se realiza este ano na África do Sul, a initiative, futures sport + entertainment estima uma audiência média global acumulada para os 64 jogos, de 8 biliões de telespectadores. Cada jogo deverá registar em média, uma audiência média de 125 milhões de telespectadores.
Com a associação à Selecção Nacional, as marcas procuram, além da natural visibilidade, absorver e beneficiar deste vínculo emocional que une os adeptos (consumidores) à Selecção de todos nós! Os consumidores são eles próprios um media e, nesse sentido, estabelecer com eles uma relação de proximidade e confiança é crucial para que as marcas possam ser bem sucedidas nas suas estratégias de marketing e comunicação.
A Selecção Nacional não se traduz apenas num fenómeno emocional, mas também num fenómeno de audiências. Com a crescente fragmentação das audiências televisivas, as transmissões dos jogos de futebol da Selecção Nacional nestes eventos, constituem uma oportunidade única para as marcas contactarem, de uma só vez, com uma audiência massiva e cada vez mais transversal de telespectadores. O público feminino, habitualmente menos presente nas audiências de transmissões de futebol, representaram no Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 50,1% da audiência dos jogos com a participação da Selecção Nacional vs 49,1% de audiência masculina. No visionamento dos restantes jogos, o público masculino foi maioritário, ainda assim por escassa vantagem: 45% vs 55%.



 







Marcas oportunistas


 


O Imagens de Marca Online falou com o especialista em Marketing Desportivo, Pedro Dionísio, sobre as marcas que andam à boleia dos eventos desportivos.



 


Imagens de Marca – Que marcas em Portugal identifica neste âmbito?
Pedro Dionísio –
Há marcas que oportunistamente sem serem patrocinadores se “colam”  e falam mesmo de forma explicita no campeonato, como por exemplo a Toshiba.
Outras marcas apenas lançam filmes onde se fala de futebol, como a Nike e a Pepsi – esta abordagem nada tem de condenável.


 


IM -  Como define esta estratégia de marketing?
PD -
Reprovável em termos éticos e tenho dúvidas se o poderiam fazer num grande país, onde poderiam ser processados pela Organização.


 


IM – Que resultados práticos são expectáveis?
PD -
Num país em que os direitos de autor são pouco respeitados e a pirataria é tida como normal, acredito que possam ter alguns resultados.


 


IM -  Trata-se de um fenómeno que aparece principalmente atrás de eventos desportivos? Ou está já alargado a outras áreas?
PD -
Só aparece nos grandes eventos desportivos.


 


IM – Nesta área, Portugal alinha ao mesmo nível dos outros países? Qual o ponto de situação?
PD -
Este fenómeno é global, mas o facto de ser um pequeno país contribui para um certo “laissez faire”.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (1)

  1. I am browsing this post and thinking of it’s theme and making an attempt to understand what is this post about. where to buy vigrx plus

    por: tom,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.