How To é uma nova rubrica do Imagens de Marca Online, que arranca hoje com o objectivo de explicar tim-tim por tim-tim como se fazem campanhas de publicidade ou acções de marketing. E nada melhor do que quem está diariamente no terreno para nos dar essas explicações, de forma directa, clara e objectivo.
Para o tiro de partida fomos falar com Nuno Presa Cardoso, o Director Criativo e partner da agência de publicidade Nossa, sobre como se desenrola todo o processo criativo a partir do momento em que a agência tem nas mãos o briefing do cliente/marca. Neste How To temos um caso prático, que a Nossa está neste momento a trabalhar… a Carris.
E a mecânica aqui foi simples… depois de receber o briefing o Director Criativo debateu-o com um dos outros directores e partner da agência, Duarte Durão. Depois disso foi altura de reunir a equipa, dar o mote à conversa e delinear toda a estratégia da campanha. Que aqui fica respondida em oito perguntas de base.
Qual o briefing dado pelo cliente?
O briefing passado pela Carris a todas as agências em concurso era claro: comunicar a evolução da empresa e o seu novo posicionamento – a Mobilidade Sustentável nos vectores ambiental, social e económico.
Primeiro uma campanha institucional que comunicasse os valores da marca, e depois mostrar os novos produtos e serviços através de uma linha de comunicação integrada e homogénea
Qual a estratégia criativa?
A Carris tem um problema de percepção. A empresa mudou e melhorou muito nos últimos anos. Tem uma das frotas mais modernas e menos poluentes da Europa, tem produtos e serviços inovadores. Oferece condições de viagem muito confortáveis e permite poupar tempo e dinheiro, quando comparada com o automóvel. No entanto, esta evolução não foi percepcionada pela maioria dos consumidores, que continuam a descrever a marca como antiquada, lenta e desconfortável.
O que a NOSSA™ criou foi uma nova imagem para a Carris.
Esta mudança não passa pelo truque simples de mexer no logo. O que queremos é que os consumidores descubram realmente que a CARRIS está diferente. Que tal como a cidade que serve, evoluiu muito. Está mais moderna, mais cosmopolita. Que privilegia o bem-estar e a qualidade de vida dos Lisboetas. Que oferece soluções para quem vai trabalhar, estudar ou passear. Que é a opção mais válida para melhorar a mobilidade da cidade.
Como se transmite?
A Carris já não é só os eléctricos dos bairros típicos. O território da Carris é agora também a Expo, o novo Chiado, a nova Campolide. É uma nova cidade, mais urbana, mais dinâmica, mais europeia até. E é esta cidade onde a Carris se insere que queremos mostrar. Uma cidade que está a acordar para a sustentabilidade e para os transportes públicos.
A ideia passa por mostrar que a Carris evoluiu com a cidade e que é uma empresa que pensa nos lisboetas e em soluções para melhorar o seu dia-a-dia. São imagens de uma Lisboa moderna com a marca Carris sempre presente tornando-a assim mais cool, mais atraente, mais cosmopolita.
Qual a mensagem?
A Carris tem as melhores soluções de transportes para quem vai trabalhar, estudar ou passear. É uma empresa moderna e atentas às necessidades dos clientes. É a melhor opção sustentável para melhorar a mobilidade da cidade.
Qual a assinatura? Porquê?
“CARRIS. Andamos a pensar em si”.
É isto que a marca faz todos os dias. Anda por Lisboa, servindo a cidade e os seus habitantes.
Como é que numa mesma campanha mostram que a marca mudou, mas também fazem comunicação de produto?
Esta mudança de percepção não se consegue de um dia para o outro. Queremos que os lisboetas sejam tentados a experimentar e vejam por eles próprios está nova realidade. Os novos serviços da CARRIS permitem-no porque são realmente inovadores como o SMS CARRIS que permite saber ao minuto quando chega o próximo autocarro e assim não ter que esperar na paragem, ou o cartão Zapping recarregável no Multibanco
São eles o suporte desta nova imagem e credibilizam a nossa mensagem.
Qual o plano de meios?
A campanha integrada vai estar em televisão, rádio, Internet, outdoors e imprensa.
Quanto tempo a campanha vai estar no ar?
Duas fases: ma já a partir de dia 10 de Junho e outra lá mais para Setembro/Outubro.
NOSSA™
A NOSSA™ é uma agência independente que aposta na experiência e no experimentalismo. Abriu em Setembro de 2008 quando parecia que o Mundo ia fechar, mas rapidamente aproveitou a crise para se implantar como uma estrutura flexível, mais dinâmica e muito competitiva. Aposta na Bransvertising com criatividade global e surpreendente. Ao fim de pouco mais de ano e meio tem já um conjunto de clientes relevante no mercado de comunicação nacional – Socosmet com as suas várias marcas (Estee Lauder, Tommy Hilfiguer, Clinique, entre outras), jornal Público, 7 Maravilhas, Zon, Deutsche Bank, Greenfest e mais recentemente a CARRIS. |
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