20 de maio de 2010

Dossiê

Este ano o Congresso Internacional do Marketing, ponto alto da 11ª Semana Nacional do Marketing, que está a decorrer hoje no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, trouxe a Portugal Jeremy Gutsche. O fundador da Trendhunter.com e autor do livro “Exploiting Chaos”, abriu o dia de trabalhos a explicar como é que a crise pode ser sinónimo de inovação e novas oportunidades. O jornalista Fernando Paula esteve à conversa com o especialista.



“Sim, estamos em crise. Sim, estamos no meio do caos. Mas o caos gera oportunidades”, começou por dizer.
Jeremy Gutsche lembrou que “em tempos de caos tem de se ter bem noção do foco. A crise cria oportunidades”. “As pessoas continuam a comprar, mas começam a pensar naquilo que realmente precisam. É por isso necessário responder às novas necessidades dos consumidores”, explica.
Este especialista defende que para comunicar no meio do barulho do caos é necessário fazer aquilo a que chama “comunicação cultural”.
“Uma comunicação cultural é muito difícil, tem que se conhecer muito bem os clientes, observar os consumidores”. E este processo passa por “interagir com eles, ver as suas escolhas e observar como as utilizam. E sem o caos nada disto seria possível, não haveria reinvenção”, afirma Gutsche, concluindo com uma ideia bem simples: “o marketing tem de ser simples, irresistível e apetecível para um grupo de pessoas”.
Mas deixa um alerta: “se tratar o seu produto como mediano é o que ele será. O ideal é tornar-se numa marca cultural”.
A iniciativa, uma organização da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPN), realiza-se entre 17 e 21 de Maio. Cinco dias que reúnem em diversos espaços de debate mais de dois mil profissionais do sector, professores e estudantes.



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