25 de março de 2010

Dossiê

 


Acção: Hora do Planeta. Objectivo: unidos podemos fazer a diferença na luta contra as alterações climáticas. O quê: apagar as luzes durante uma hora. Quando: Sábado, 27 de Março, entre as 20:30 e as 21:30. Onde: Planeta Terra.


 


 


 


Pelo quarto ano consecutivo o Mundo vai apagar as luzes durante uma hora. Esta será a Hora do Planeta, em que se pretende unir as pessoas na luta contra as alterações climáticas que se têm registado nas últimas décadas.
Um acto simbólico com o fim último de estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas efectivas para a redução das suas emissões de carbono, numa base diária.
Este ano, a Hora do Planeta, uma organização da WWF (organização global de conservação de natureza), está convicta de que conseguirá a adesão de mil milhões de pessoas em mil cidades. Assim, às 20:30 deste sábado os monumentos, parcas, jardins e edifícios mais emblemáticos de todo o Mundo vão ficar às escuras durante uma hora.
O embaixador desta causa é, mais uma vez, o arcebispo Desmond Tutu, Prémio Nobel da Paz em 1984, para quem as alterações climáticas são “a maior crise humana que as sociedades enfrentam hoje em dia. E que atinge indiscriminadamente qualquer pessoa seja ela de que raça, continente, religião, ideologia política e classe social for”.
Portugal conta este ano com oito embaixadores: António Vitorino d’Almeida (maestro), Wanda Stuart (actriz), Mafalda Veiga (cantora e compositora), Camané (fadista), Joana Seixas (actriz e modelo), Sylvie Dias (actriz e modelo), Cristina Cunha (actriz) e Quimbé (humorista).


 


 


Empresas abraçam o Planeta


 


Como seria de esperar, e uma vez mais, muitas são as marcas que juntam o seu nome e algumas iniciativas à WWF e à Hora do Planeta.
“Por um Mundo Melhor” é o mote da campanha com que o IKEA apoia a iniciativa da WWF, que vai, assim, promover nas suas lojas espalhadas por vários países, incluindo Portugal, iniciativas onde faz um apelo à mudança de atitudes e sensibilização para um estilo de vida mais sustentável.
A campanha apoia-se na divulgação de posters e do vídeo oficial da Hora do Planeta nas lojas, edição de artigos na revista IKEA e no site. Estão, ainda, previstas promoções especiais de produtos amigos do e a organização de um jantar à luz solar, com os candeeiros da marca que apostam numa nova tecnologia de iluminação solar. Neste dia e durante uma hora, as lojas IKEA em Portugal diminuirão a intensidade das luzes do restaurante, escritórios e totem IKEA durante mais de 15 minutos, para assinalar o apoio da marca à mensagem da Hora do Planeta.
Em Portugal outras empresas apoiam a WWF, como a Coca-Cola Portugal (patrocinadores oficiais), Ogilvy& Mather, Sync, Dizplay e a Starcom (parceiros de comunicação), estas últimas com apoios probono ao nível da divulgação da campanha. Como media partners, pelo segundo ano consecutivo, surgem a SIC, a Visão e a RFM.
A Earth Collection, a Canon, a Tetra Pak, a Cardimobili, o banco HSBC, a Nokia Siemens Networks, a Wallenius Wilhelmsen Logistics, a PricewaterhouseCoopers e a Wells Fargo também já se juntaram à Hora do Planeta, demonstrando a sua responsabilidade ambiental enquanto marca. 


 


 


Portugal e o Mundo


 


Lisboa: Paços do Município, Padrão das Descobertas, Estátua do Marquês de Pombal, Fonte Luminosa de Belém, Castelo de São Jorge, Museu da Electricidade.


Almada: Cristo-Rei


Esposende: Paços do Concelho; Biblioteca Municipal, Museu Municipal, Casa da Juventude, Jardins Municipais e Estátua dos Pescadores. A empresa municipal Esposende Ambiente vai apas luzes do Edifício Sede e do Edifício do Armazém.


Aveiro: Paços do Concelho, Edifício da Assembleia Municipal, Praça Humberto Delgado e do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.


Angra Heroísmo: Paços do Concelho, Memória, Largo de S. Lázaro, Praça Almeida Garrett, Largo Dr. Sousa Júnior, Tanque do Azeite, Monumento Dacosta – Canta Galo, Fortaleza de S. João Baptista, Igreja da Sé, Igreja da Misericórdia, Igreja do Colégio, Palácio dos Capitães Generais, Palacete Silveira e Paulo.


Almeirim: Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Mercado Municipal, Edifício do IVV e Cine Teatro de Almeirim.


Horta: Paços do Concelho, da Igreja do Carmo, Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Torre do Relógio, Reduto da Patrulha e Império dos Nobres.


Sintra: Paços do Concelho e todos os outros serviços da Câmara


Faro (participa oficialmente pela primeira vez na Hora do Planeta): Paços do Concelho, Largo da Sé, Jardim Manuel Bívar, Arco e Muralhas da Cidade, Largo da Pontinha, Largo do Mercado, Avenida 5 de Outubro, Rua Santo António, Teatro Municipal e Fórum Algarve.


Porto (adere, pela primeira vez à iniciativa Hora do Planeta agendada): 54 monumentos – Paços do Concelho, Igrejas mais emblemáticas da cidade (Igreja dos Clérigos, Igreja da Sé, Igreja da Trindade; Igreja dos Congregados), Estátua Almeida Garrett, Monumento à Guerra Peninsular, Mercado Ferreira Borges e Mercado do Bolhão, edifício do Instituto Faculdade Biomédicas Prof. Abel Salazar; Muralhas Fernandinas, pontes D. Maria e D. Luís, entre outros.


Vila Real, Loulé, Águeda e Vila Nova de Famalicão também aderiram à Hora do Planeta. ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses) une-se à WWF e apoia desafio lançado aos 308 municípios portugueses para aderirem à Hora do Planeta


Estados Unidos: Ponte Golden Gate, Empire State Building, Mount Rushmore e a cidade de Las Vegas.


Londres: London Eye e o painel da Coca-Cola em Piccadilly Circus.


Hiroshima: (primeira cidade japonesa a mostrar o seu compromisso com a Hora do Planeta): Monumento da Paz.


Toronto: CN Tower


Cidade do Cabo: Table Mountain.


Banguecoque: Grande Palácio e o segundo maior edifício do mundo, o Tapei 101.


 


 


Iniciativa com História


 


A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF, que teve a sua primeira edição em 2007, apenas na cidade australiana de Sidney. Na altura, dois milhões de cidadãos apagaram as suas luzes por uma hora de forma a baixar os níveis de consumo de energia.
Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas, em 371 cidades, desta vez em todo o undo, uniram-se a esta causa.
Em 2009, a Hora do Planeta, bateu recordes com 1.2 mil milhões de pessoas em mais de quatro mil cidades a participarem na iniciativa.

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