12 de março de 2010

Dossiê

A tecnologia 3D está aí. Ponha os óculos especiais, sente-se confortavelmente no cadeirão e prepare-se para uma viagem no mundo do virtual.


O 3D é cada vez mais utilizada na Sétima Arte e, em Portugal, está a chegar à Publicidade. A SuperBock, a Vodafone e a Zon estão já a apostar nesta área.
As expectativas são que o 3D acelere e dinamize o sector da televisão já este ano. Esta é a conclusão a que chegou a consultora Deloitte, que apresentou recentemente as tendências nas áreas de tecnologia, media e telecomunicações.
O certo é que, nos próximos meses serão lançados canais 3D na Europa e nos Estados Unidos, estando ainda previsto o lançamento de televisores 3D Ready, que poderão contribuir para uma aposta desta tecnologia na televisão.
A Sony, por exemplo está já preparada para lançar em Junho televisores 3D.
O modelo Bravia em versão 3D é a aposta da empresa na sua estreia da TV a três dimensões. A marca espera que estes modelos venham a constituir 10% dos mais de 25 milhões de televisores LCD que estima vender durante 2010.
A Zon, por seu lado, apresentou um canal em 3D que vai estar disponível para os clientes da operadora com box de alta-definição. O novo canal 3D está em fase de demonstração com trailers de filmes  na área de videoclube, sendo que a sua visualização implica a compra de um televisor específico que permite uma experiência em 3D muito semelhante à das salas de cinema e custa actualmente entre oito e nove mil euros. Neste sentido, a Zon estabeleceu uma pareceria estratégica com a empresa britânica Quantel, para a comercialização da referida televisão a 3D em Portugal.
As empresas brasileiras como a J.Chebly, Droid, Grupo GM7 e a multinacional 3D Impact Media – Advertising & Network já possuem monitores especializados e tecnologia que permite a criação de anúncios em 3D sem a necessidade do uso de óculos especiais.


Segundo os especialistas da Deloitte, a publicidade na Internet deverá crescer 2% em 2010. Assim, publicidade online, aliada ao surgimento de novos dispositivos tecnológicos, pode dar um novo fôlego aos media tradicionais.
Por exemplo, segundo um estudo da CEA (a associação de consumidores de sistemas electrónicos norte americana) e a University of Southern Califórnia, mais de 26 milhões de residências nos Estados Unidos estão interessadas na experiência 3D.
O documento, intitulado “3D TV: onde estamos agora e onde os consumidores estão?”, observou também que esta tecnologia está a posicionar-se no mercado de forma a tornar-se numa grande força no futuro do entretenimento doméstico. E concluiu também que a tecnologia 3D está a tornar-se num importante factor nas decisões de compra.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela 3D Impact Media à Millward Brown, o formato tridimensional tem grande potencial para atrair o consumidor, sendo facilmente identificado, além de ter ampla aceitação e tecnologia avançada. E, o impacto das imagens em 3D é quatro vezes maior do que o causado pelas imagens convencionais.
Como curiosidade, uma pesquisa realizada por médicos do Reino Unido diz que entre 7% e 10% das pessoas não conseguem perceber a imagem em três dimensões devido a problemas de visão.
Quanto a Portugal, uma pesquisa da Microsoft sobre o comportamento dos internautas europeus e as tendências de proliferação do uso e acesso à Internet no futuro revelou que no nosso país existem já mais de 4 milhões de utilizadores de Internet, que passam 34% do seu tempo online. Os utilizadores portugueses são dos que consomem mais tempo a visitar portais de Internet (34%) e a comunicar através de aplicações de mensagens instantâneas (23%).
E, como todas as alterações comportamentais dão origem a uma nova geração de redes sociais, as estratégias de publicidade terão obrigatoriamente de mudar o seu foco de “uma audiência de milhões” para “milhões de audiências”, segundo os responsáveis por esta pesquisa, de forma a maximizar o retorno para os anunciantes.
Simultaneamente, a crise económica está a provocar um impacto nestas tendências e a criar mais desafios para as marcas, na medida em que tentam minimizar as despesas de marketing.
Os especialistas da Microsoft acreditam que a área digital irá continuar a crescer, na medida em que cada vez mais marcas tentam estabelecer contacto com pessoas quando estas estão mais receptivas a uma determinada mensagem. Embora seja frequente um reflexo para reduzir as despesas de publicidade em resposta às pressões económicas, a área digital pode oferecer oportunidades para que as marcas melhorem o retorno do seu investimento.


 


Tecnologia Digital 3D


 


O projector projecta a imagem com um maior número de frames (144 frames por segundo) do que um filme em duas dimensões. Esses frames são divididos entre o olho direito e o olho esquerdo, com o auxílio de um ecrã de cristal líquido colocado no projector que polariza as imagens. O espectador que está a utilizar óculos com lentes polarizadas consegue visualizar as imagens diferentes no olho direito e no olho esquerdo, criando a ilusão de profundidade. O resultado é uma imagem em 3 dimensões que parece ganhar vida e volume. Os ecrãs das salas são inteiramente novos (silver screen), assumindo uma cor prateada que favorece o reflexo e a projecção em 3 dimensões. Estas salas são igualmente equipadas com um sistema inteligente de gestão de energia e ar condicionado com claros benefícios ambientais. É caracterizada por uma projecção digital com uma resolução 2K pixels num ecrã com uma área aproximada a um T1 (50 m2) e uma sala 100% digital (sem projector de 35mm) com tecnologia 3D.


 


Investimento 


 


O investimento na tecnologia digital 3D implica a utilização de um projector digital de alta definição, quatro vezes superior a um LCD ou a um plasma de home cinema e a utilização de uns óculos especiais entregues à entrada da sala de cinema. O 3D voltou em força a Portugal mas com diferenças significativas. Contrariamente às anteriores experiências em 3 dimensões que provocavam algum mal-estar e dores de cabeça, a evolução tecnológica do presente eliminou esses efeitos. Hoje, os antigos projectores analógicos deram lugar a um único de alta definição e os óculos deixaram de ter lentes de cores diferentes passando a ser polarizados.


 


Superbock, Vodafone e Meo rendem-se è tecnologia 3D


 


O filme Super Bock 3D é um projecto único em todo o Mundo, totalmente produzido em tecnologia Digital 3D. Desenvolvido pela Kontentor Films, uma produtora de filmes e conteúdos digitais, o spot da Super Bock estreou em Abril de 2008 em 15 salas de cinema da rede Screenvision.
O conceito da campanha gira em torno da música e de todos os momentos e sensações que transmite. Com este novo filme a marca de cervejas da Unicer pretende reforçar a sua forte ligação à musica, fruto de 14 edições de Super Bock Super Rock e dos inúmeros eventos musicais que apoia,.
A tecnologia Digital 3D foi desenvolvida para a projecção estereoscópica e integra as mais recentes inovações de projectores digitais, encoders, servidores, câmaras, softwares de animação e pós-produção.
Este projecto resulta de uma forte investigação e integração de técnicas e tecnologias ainda em aperfeiçoamento. A produção do filme envolveu directamente uma equipa de três pessoas e, para ficar concluído, demorou um total de dois meses.
A complexidade e principal novidade deste filme teve a ver com o envolvimento de uma tecnologia pouco explorada até à data – o Digital 3D. Através desta nova tecnologia o espectador pôde percepcionar o spot da Super Bock como uma experiência visual envolvente, através da qual foi transportado para uma outra dimensão dentro do próprio filme.


A Vodafone também se lançou uma campanha institucional  com publicidade em 3D que antecede a exibição de filmes que também utilizam esta tecnologia.
Os filmes 3D e a “Vodafone Sound Experience” fazem, assim, parte da nova aposta da empresa.


O MEO apresentou uma nova Campanha de Comunicação, que assinala o lançamento de um novo User-Interface e de novas funcionalidades no MEO, e que arrancou com um anúncio 3D.
Esta campanha em 3D assinala um novo posicionamento de comunicação do MEO.
O filme publicitário, que abre esta nova campanha, será emitido em formato 3D anaglífico nos canais RTP, SIC e TVI, em simultâneo, de modo a proporcionar uma experiência 3D em casa enquanto não chegam ao mercado os televisores 3D ready que suportam o True 3D. Para este efeito foram distribuídos, em várias acções de rua ao longo do dia óculos 3D.
Assinada pela Partners, a nova Campanha de Comunicação do MEO estará nos principais meios de publicidade, nomeadamente TV, Rádio, Imprensa, Internet, Cinema, Mobile e Mupies.

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