8 de janeiro de 2010

Dossiê

Tecnologia, Turismo, Economia, Consumo ou Marketing… estes são apenas alguns dos sectores que apresentam já algumas tendências para o novo ano que agora começa.
2010 adivinha-se um ano de algumas incertezas. A crise económica que afectou o mundo em 2009 paira ainda sobre as sociedades e a grande tendência para este ano parece ser ainda a de “alguma contenção” e preocupação.
Apesar disso alguns sectores económicos não deixam de apostar na inovação, também para fazer frente aos tempos mais conturbados. 



Tecnologia / Gadgets



No ano que agora se inicia a tecnologia mostra as suas tendências para 2010 em Las Vegas. A primeira montra tecnológica do ano, a Consumer Electronics Show 2010, vai mostrar, durante três dias, as estreias e tendências do século XXI, e promete consolidar algumas das tendências já reveladas em 2009.


 


1- Tecnologias da Informação “verdes”
Hardware em material reciclável e de baixo consumo; Software com soluções para a economia de papel e redução de emissões de CO2.


 


2 – Cloud Computing
Permitindo minimizar custos de armazenamento de informação.


 


3 – Memória Flash
Em 2010 promete-se o uso ampliado de memórias flash, transportáveis, levando à queda da utilização de discos rígidos nos computadores.


 


4 – Dispositivos Móveis
As previsões dos especialistas apontam para que, em 2010, mais de um bilião de pessoas, em todo o mundo, utilizem dispositivos capazes de realizar transacções comerciais móveis.


 


No campo dos gadgets, onde as principais inovações podem já ser vistas na feira de Las Vegas, surgem algumas novidades importantes:
- Televisão 3D – Sony e LG Electronics disputam a liderança. Especialistas falam já numa realidade comum nos próximos 3 a 5 anos.
 
- Leitor QUE Plastic Logic – Os livros electrónicos são o futuro. Depois do sucesso de vendas do Kindle, da Amazon, o futuro será determinado pelos modelos a cores.


 


- Tablet Pc – os computadores portáteis, tácteis são já uma tendência, e uma moda. As dimensões cada vez mais reduzidas são a grande novidade.


 



Consumo



 


Este, adivinham os analistas, poderá ser mais um ano interessante. Será que a recessão mundial acabou? E se sim, as suas consequências irão causar danos nos próximos tempos? Mas tempo de crise representa também tempo de oportunidades. Uma das explicações, de acordo com o Trend Watching, é que os consumidores, apesar de atingidos pela recessão, continuam a valorizar a inovação.
O Trend Watching mostra-nos, assim, 10 tendências no consumo para 2010:


 


- “Business as unusual”
 Um entendimento global define que a sustentabilidade é o único caminho do futuro e como isso pode ou não ter impacto nas sociedades de consumo.


 


- “Urbany”
A grande tendência para 2010, bem como para os anos que se seguem, é o crescimento das populações urbanas – aquilo a que o Trend Watching chama de “Orgulho Urbano”. Com consumidores mais exigentes em áreas como os serviços, as experiências ou bens.


 


- “Real-Time Reviews”
Cada vez mais pessoas partilham, em tempo real, aquilo que fazem, vêm, usam, ou pretendem fazer; partilhando desta forma experiências com outros consumidores.


 


- “(F)luxury”
O mercado do luxo vai manter-se em alta. A resposta dos “caçadores de tendências” é que o luxo será tudo aquilo que nós quisermos que seja.


 


- “Mass Mingling”
Mais do que nunca, as pessoas vão viver grande parte das suas vidas online. As redes sociais e as comunicações móveis estão a fluir para uma migração que leva, ao mesmo tempo as pessoas a encontrarem-se no mundo “offline”. A tecnologia que permitia as amizades virtuais está hoje a mudar e a levar as pessoas a sair das suas casas.


 


- “Eco-easy”
2010 é também um ano de reforço para as políticas ecológicas. As “oportunidades verdes” vão depender das boas intenções de consumidores e empresas sempre por base na sustentabilidade.


 


- “Tracking & Alerting”
Se a procura de informação é a grande tendência do momento, então, para estes analistas, seguir e alertar, são as duas sub-tendências.
Seguir informação e alertar são a nova procura e poupam tempo ao consumidor.


 


- “Embedded Generosity”
“A geração generosidade”. Se já foi importante em 2009, então terá ainda mais peso neste ano. Iniciativas de generosidade que permitam aos consumidores doar ajuda e co-decidir.


 


- “Profile Myning”
A importância de ser “dono” e ter o maior número de perfis pessoais nas redes sociais.
Com o crescimento cada vez maior de perfis online possibilita um maior crescimento de serviços que têm por base as informações partilhadas na internet.


 


- “Maturialism” 
Este ano, dizem os especialistas do Trend Watching, será mais opinativo, mais cara a cara e mais arriscado do que nunca. Os consumidores podem e querem mais inovação, mais risco… ou sabores mais exóticos, por exemplo, as sociedades de hoje estão mais maduras e não querem ser tratadas como antes.



 


Turismo


 


Algumas das tendências para o sector do Turismo, são trazidas pela InterContinetal Hotels Group:


 


 


 


- Fidelidade do Turista
Os passageiros estão a ter mais atenção na selecção do destino, da companhia aérea e do hotel. Por isso, prevê-se um aumento dos programas de fidelização.


 


- Sempre conectados
A forma como as novas tecnologias são usadas e disponibilizadas aos hóspedes.


 


- Os destinos chave
Cidades como São Petersburgo e Moscovo ou zonas da Comunidade de Estados Independentes vão ser os próximos destinos chave.


 


- Pop-ups e espaços para todos
A ideia é criar hotéis “pop-up”, por exemplo, em zonas de festivais ou de grandes eventos desportivos. 



 


Marketing e Marcas portuguesas


 


Num recente artigo publicado no Diário Económico, João Miguel Braz Frade, sócio da agência MyBrand apresentou algumas daquelas que serão as tendências das marcas portuguesas para 2010.
O reforço digital, o crescimento das low-cost, a afirmação das marcas de distribuição e reorganização dos portfolios, foram algumas das tendências apontadas pelo profissional, entrevistado pelo jornal.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasCom o início de mais um ano, o Imagens de Marca foi saber quais as principais tendências para 2010 em diferentes sectores da sociedade.

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.