4 de dezembro de 2009

Dossiê

São cada vez mais as empresas que apostam no desenvolvimento de políticas de responsabilidade social. Das áreas da saúde à educação, as marcas associam-se a entidades públicas ou privadas para apoiar os mais desprotegidos. Conheça alguns das acções desenvolvidas, ao longo do ano, por três das empresas que operam no mercado português.


 


 


Siemens


A Siemens, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social, juntou-se à associação Novo Futuro para realizar acções pedagógicas com crianças e jovens que estão privados de um ambiente familiar adequado. O objectivo da marca foi demonstrar, através da realização de algumas experiências, que a ciência não é “nenhum bicho mau” e que está presente no dia-a-dia, como por exemplo num simples acender de uma lâmpada. Para tornar possível a realização desta acção, a Siemens ofereceu aos participantes um “Kit de Experiencias” composto por jogos e experiências que ensinam e sensibilizam as crianças para as temáticas da electricidade, energia, saúde e ambiente. Este kit faz também parte das aulas das escolas da área de influência da empresa.



 


 


Fundação Vodafone


A saúde é uma das áreas de grande intervenção da Fundação Vodafone. Este ano, em parceria com o Centro Hospitalar Lisboa Norte, nomeadamente com o serviço de pneumologia do Hospital Pulido Valente, a marca apostou no desenvolvimento de um novo sistema de telemonitorização de oxigenoterapia que implicou um investimento de 200 mil euros. Este valor implicou o desenvolvimento de software, servidores, formação de médicos e enfermeiros, equipamentos de oximetria e telemóveis para os 30 doentes que vão integrar a experiência piloto. Neste momento o sistema está a ser testado por alguns profissionais de saúde.



 


 


Delta


“Tempo para Dar” é o nome do último projecto de responsabilidade social da Delta, em parceria com a SIC Esperança. Dirigido aos idosos, o projecto implicou a criação de uma campanha de televisão e imprensa, desenvolvida pela BBDO. O objectivo da marca foi apelar à consciência dos consumidores para a necessidade de colaborar com alguns instituições que apoiam a terceira idade. Até ao momento, já foram angariados cerca de 75 mil euros em donativos, o que permitiu a entrega de 2 carrinha de 9 lugares, uma à Associação Coração Amarelo e outra ao Centro Paroquial e Social de Paderne, e a oferta de 120 pulseiras de tele-assistência para a CENSO, de Viana do Castelo. No âmbito do projecto “Tempo para Dar”, a SIC Esperança recebeu, de forma espontânea, a candidatura de mais de 300 voluntários, que quiseram inscrever-se em instituições de apoio a seniores.


 

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