10 de novembro de 2009

Dossiê

Imagens de Marca: O que se pode esperar da edição deste ano da conferência da APAN?
Manuela Botelho:
Bom, tal como o nome indica “O Futuro da Comunicação das Marcas”, o que pretendemos é: face a este novo contexto em que vivemos, quer económico, social, quer inclusivamente de fragmentação dos Media, como é que as marcas hoje podem pensar a comunicação das suas marcas e a sua própria comunicação. Acreditamos que está tanta coisa a acontecer em simultâneo, que também isso esteja a tornar mais confuso as abordagens. Que esteja a tornar mais preocupante a forma como os marketeers chegam aos seus consumidores. Então o tema da conferência é exactamente perceber as tendências quer por parte dos consumidores, dos Media e quais são os desafios que se colocam hoje em dia aos profissionais de Marketing e também a todos os profissionais do sector.


 



IM: Como está estruturada toda a conferência? Debates por profissionais? Apresentação de tendências?
MB:
O objectivo é vermos boas práticas de empresas e conhecermos tudo aquilo que existe disponível que possa contribuir para uma melhor performance dos profissionais de Marketing. A forma como nós pensámos a organização foi: convidar um reconhecido profissional para abrir a conferência e neste caso convidámos o professor Augusto Mateus, que é uma figura conhecida, já foi ministro mas que acima de tudo é um homem que tem dedicado muito do seu trabalho de investigação à consultoria e à temática da “Economia da Procura”.


 



IM: A conferência está baseada em 4 painéis. Cada um tenta analisar os diferentes desafios de futuro?
MB:
Sim, exactamente. Um dos painéis tem haver com os Media. O segundo painel tem que ver com novos modelos de “Accountability”. O terceiro painel tem que ver com Marcas Sustentável em tempos de suspeição e o quarto painel é um debate. Embora tenha uma intervenção de cada um dos convidados mas é um debate sobre como crescer num mercado em Turbulência.


 



IM: Na conferência vão também ser apresentados os resultados de um estudo desenvolvido pela APAN…
MB:
Vai ser apresentado uma segunda edição de um estudo que a APAN apresentou em 2007, sobre sustentabilidade, ética e responsabilidade social. É um estudo muito interessante, como o foi o de 2007, e por essa razão fizemos esta nova edição. É patrocinada por três associados da APAN que são o BES, a PT e o Modelo / Continente que são claramente três empresas com uma politica de sustentabilidade muito bem definida. Este estudo é muito interessante e vai ser apresentado em primeira-mão. Os primeiros resultados estão a sair agora e o estudo vem mostrar qual é o nível da tensão que neste momento os cidadãos estão a colocar nas empresas e nas marcas. Quais são as expectativas que eles estão a colocar nas empresas e nas marcas. De resto, este estudo vem revelar que hoje os consumidores e os cidadãos tem uma relação com as marcas para além daquela que é veiculada pela comunicação comercial. Hoje, eles estão atentos e querem saber se as marcas que eles apreciam, para além dos produtos que disponibilizam no mercado, se tem práticas empresariais correctas. E isso é claramente manifestado neste estudo.
E é uma coisa muito interessante porque só revela que confiança numa marca, hoje, para os cidadãos, é mais do que confiança na qualidade percebida dos produtos. Vai para além disso e eles hoje estão muito atentos àquilo que as empresas hoje fazem fora dos palcos dos Media.


 



IM: No fundo acabam por medir o pulso ao mercado e às empresas?
MB:
Este estudo é muito profundo porque tem 500 entrevistas a consumidores e entrevistas a 50 empresas. Portanto podemos ver a perspectiva dos consumidores duma forma regular e das empresas e ver de que forma elas se interligam e estão a dar resposta uma à outra. Portanto é um estudo muito interessante e quem for à conferência vai poder ter “insights” muito importantes em relação às suas politicas.


 



IM: Estudo apresentado na conferência. Quais as expectativas em relação à conferência?
MB:
Bom em termos do número de pessoas, apesar da crise, estamos à espera de ter cerca de 200 pessoas na conferência. Achamos que o tema é relevante, achamos que temos convidados que são verdadeiros gurus nas suas áreas e que certamente quem lá for virá mais enriquecido em relação a este tema do futuro da comunicação das marcas.


 



IM: E os Gurus. São o mote da conferência?
MB:
O objectivo é esse. Exactamente transmitir essa ideia de que há pessoas, a quem designamos de gurus, que tem uma experiencia, tem reflexões, tem conhecimentos, cada um na sua área que podem ser de grande valor para quem estiver a ouvir.

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