30 de outubro de 2009

Dossiê

Chamam-lhe o segmento emergente. Têm mais de 50 anos, são activos e exigentes nas suas escolhas. Os consumidores seniores assumem cada vez mais importância no mercado e são factores como a aparência física, o bem-estar e o lazer, que ocupam já um lugar de destaque nas preocupações deste segmento.



São activos, informados e os decisores de compra em quase metade dos lares portugueses. O segmento 50+ representa já 36 por cento da população do País – mais de 3,7 milhões de habitantes – e dentro de 15 anos poderá mesmo representar 50 por cento. Os números são da BrandKey, de um estudo apresentado no início do ano. Já na Europa e nos EUA, os seniores situam-se hoje entre os 8 e os 20 por cento da população. Em 2030 estarão entre os 15 e os 20 por cento.



De acordo com os dados da mesma consultora, prevê-se que em 2015 cerca de 60 por cento da riqueza do mundo, e 40 por cento do consumo, estejam nas mãos da população acima dos 50 anos de idade.



Hoje, este segmento afirma já ter como prioridade viver o dia-a-dia – 70 por cento, no estudo da Brandkey. Facto também sustentado por dados da Marktest, que apontam uma forte preocupação da população sénior com a sua aparência física e bem-estar.



Além disso, este parece ser um público cada vez mais activo, manifestando um crescente interesse no turismo e no lazer. As conclusões da Brandkey revelam que cerca de 38 por cento realiza viagens no âmbito do lazer.



Quantos a outros sectores onde gastam o dinheiro, a BrandKey aponta que os seniores estimulam o crescimento de sectores privados como o dos serviços financeiros, serviços de saúde, serviços de enfermagem e apoio no lar, bem como o das tecnologias (ver tabela).


 


A partir de amanhã, na SIC Notícias, a emissão do Imagens de Marca mostra-lhe um outro exemplo de como se comunica para este segmento – A nova campanha da Caixa Geral de Depósitos que fala sobre como a vida pode (re)começar aos 50.

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