21 de outubro de 2009

Dossiê

No mundo da socialite há quem recorra a “outros” poderes e afirme mesmo que o jogador vai deixar os relvados. Enquanto isso, nos jornais desportivos, a lesão de Ronaldo ocupou as primeiras páginas dos principais jornais espanhóis.



Na verdade, o infortúnio do “melhor jogador do mundo”, no jogo da selecção portuguesa contra a Hungria, na semana passada, serviu mesmo para atribuir mais um título a Cristiano Ronaldo. Além de ter sido o protagonista da “transferência mais cara da história do futebol”, e de ser ele também o “jogador mais caro do mundo”, o número 9 do Real Madrid é agora portador da “lesão mais cara do mundo”, segundo publicou o diário espanhol “El Mundo”.



 


Já a publicação madrilena “Marca” fez as contas e avança que a lesão de Ronaldo vai custar ao Real Madrid cerca de 2 milhões de euros. Isto porque o investimento do clube no jogador é de quase 500 mil euros. Assim, a falta de Ronaldo em oito jogos custará ao Real perto de 4 milhões. Um milhão de euros por semana durante as quatro semanas da sua baixa. Duas pagas pelo Real Madrid enquanto as restantes duas estão assumidas pelo seguro que o clube fez, e que cobre todas as despesas da baixa do jogador, sempre que esta se prolongue mais que duas semanas.


 


Marcas Ronaldo
O BES foi das primeiras instituições a apostar em Ronaldo. Desde 2003, ainda antes de se saber que o jogador faria parte da selecção nacional de futebol, no Campeonato Europeu de 2004. Na altura a aposta do banco deveu-se à “juventude, potencial, e futuro” do jogador, tal como explicou ao Imagens de Marca Rita Torres Baptista, directora do departamento de marketing estratégico do BES, aquando da associação da marca ao “craque”. Hoje, a relação BES/Ronaldo ainda se mantém, e foi já renovada até 2010.


 









Depois do BES foi a vez da Pepe Jeans perceber as potencialidades mediáticas do jogador, e em 2005 Ronaldo foi convidado pela para protagonizar a campanha da Primavera/Verão da marca, numa parceria que valeu ao jogador 1,5 milhões de euros.


 


Isto no mesmo ano em que o “craque” entra também na mira da Nike, com quem tem hoje um contrato até 2010.

       “De tudo o que se diz sobre mim, apenas 4,25% é garantido”
A frase é a assinatura da mais recente campanha do BES, num “timing” perfeito do banco, que aproveita de forma conveniente todo o “buzz” e curiosidade gerada em torno do jogador em Espanha. Lançada antes da lesão de Ronaldo, a campanha assenta em despropositados boatos madrilenos sobre o “craque” e coloca-o a responder no final que nada do que é dito é garantido, a não ser o seu dinheiro no BES.


 


Uma vez tido como “filão” para as marcas, o valor de Cristiano Ronaldo neste mundo parece não parar de aumentar. Em Junho, antes da entrada para o Real Madrid, o valor mediático do jogador rondava os 150 milhões de euros. O triplo do valor que detinha em 2007, quando ainda estava no Manchester.


 


No grupo de marcas associadas a Ronaldo encontram-se nomes como Modelo, Linic, Soccerade e até Coca-Cola – na China, onde o jogador é uma lata da bebida num frigorífico (ver filme abaixo). E existem novas marcas a quererem juntar-se a Ronaldo. Ainda no mês passado, foi anunciada a escolha de Ronaldo para substituir Beckham (o único ) na Armani. De acordo com a imprensa internacional, o jogador será o rosto da nova colecção Primavera-Verão 2010 Emporio Armani Underwear para homem.


 


Hoje, o valor mediático do jogador estará desactualizado, já que desde da sua chegada a Madrid, Ronaldo ocupa com frequência os meios. E quando não o faz em campanhas publicitárias, é nos jornais desportivos ou na “imprensa cor-de-rosa” que a marca CR9 continua a marcar golos.


 


Publicidade Ronaldo


Veja (ou reveja) alguns do momentos publicitários do jogador.


BES
Nike
Modelo

Coca-Cola (China)
Soccerade


Linic

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.