10 de setembro de 2009

Dossiê

Foi desenvolvido pelo eco-movimento europeu “Friends of Glass” e conclui que “a garrafa de vidro original da Coca-Cola é unanimemente considerada a embalagem mais emblemática da Europa”. Realizado juntos dos consumidores de Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Reino Unido, o estudo “teve como objectivo  identificar as embalagens de vidro, e respectivas marcas, mais apreciadas pelos consumidores europeus”.



De acordo com a Friends of Glass, em comunicado, o “design elegante e/ou as formas cool surgem como os factores mais diferenciadores” para os consumidores, no momento de escolha das embalagens de vidro. “Cerca de 7 em cada 10 inquiridos a responderem que o design das embalagens de vidro é um aspecto que gostam de associar ao seu estilo de vida e por isso demonstram especial interesse em exibir essa preferência e ser reconhecidos por isso”, adianta o estudo.



Já quanto aos produtos que estes consumidores preferem nas embalagens de vidro, os inquiridos apontaram “os produtos alimentares para barrar, vinho, cerveja, comida para bebé e condimentos, como os óleos e vinagres”, tendo ainda sido apontadas as “bebidas espirituosas e perfumes” como “produtos em que a embalagem de vidro é considerada obrigatória”.



Em Portugal
A par da garrafa de vidro de Coca-Cola, em Portugal, os consumidores distinguem ainda a embalagem da Laranjina C, em segundo lugar como a mais icónica.



Segundo a Friends of Glass, os “portugueses estão alinhados com a generalidade dos consumidores europeus”, tendo destacado “como principais aspectos diferenciadores das embalagens de vidro a Classe, 91 por cento, a Autenticidade, 85 por cento, o  serem 100 por cento Recicláveis, 70 por cento, e de fácil re-utilização, 69 por cento”. Para além disso “as embalagens de vidro são também indicadas como as mais adequadas para os produtos de luxo, 92 por cento”. 

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