28 de agosto de 2009

Dossiê

IM – Quando e onde nasce o Grupo GfK?
AS –
O Grupo GfK nasce em 1934, na Alemanha, com o objectivo de estudar os hábitos e atitudes dos consumidores face aos bens de consumo, em geral. Em 1990 começa o processo de internacionalização e chega a Portugal em 1996.
Actualmente o Grupo GfK encontra-se presente em mais de 100 países, com mais de 150 empresas subsidiárias e cerca de 10.000 colaboradores. Em termos do mercado mundial de Market Research posiciona-se em 4º lugar, sendo que, em 2008 as vendas do Grupo GfK ascenderam a 1,2 mil milhões de euros.



IM – O Grupo oferece um vasto leque de serviços e produtos. Quais os principais e o que os diferencia?
AS –
A actividade do Grupo abrange três sectores: Custom Research (onde se inclui Healthcare), Retail & Technology e Media.
Em Portugal, o Grupo GfK trabalha especificamente dois sectores: o Retail & Technology – Painel de Retalhistas de Bens de Consumo Duráveis.
O painel de retalhistas baseia-se no estudo de um grupo constante de estabelecimentos que de uma forma regular participam disponibilizando a sua informação. Esta informação permite responder a questões como: Qual é o comportamento das nossas marcas em relação ao mercado? Como é que os mercados se estão a comportar relativamente ao mesmo período do ano anterior? Que tipos de produtos têm a maior taxa de crescimento? Qual é o nosso posicionamento de preços face à concorrência? Qual é o nosso comportamento nos diferentes canais de distribuição? Como é afectada a nossa política de preços em relação às vendas da nossa concorrência?
Os relatórios retalhistas da GfK revelam uma “fotografia” contínua do mercado.


Outro sector é o Custom Research onde fazemos investigação geral de mercado, inquéritos de opinião, testes de conceito e produto, desk research, estudos qualitativos, cliente-mistério e outros métodos de recolha, para uma vasta variedade de mercados. Neste sector trabalhamos também a área de HealthCare – Informação de mercado, baseada em painéis e investigação específica, relativa ao mercado dos produtos nas áreas de saúde, incluindo estudos realizados junto de médicos. Os nossos serviços incluem análises de temas relacionados não só com o desenvolvimento de novos produtos, brand positioning, brand communication, corporation image, mas também com a posição no mercado, satisfação do consumidor (OTC’s), Análise de força de Vendas, etc.
Em termos de vantagens e diferenciação, temos um serviço mundial com metodologias comuns, transversal a todos os sectores de actividade.


A metodologia de recolha de dados da GfK é standard, com um enfoque comum relativamente a técnicas de codificação, recolha dos dados e produção de reports.
Assim, a produção de informação final para o cliente é standard para os diferentes países o que permite a abrangência e a comparação e evolução de dados a nível mundial. Mais de metade do nosso Top50 de clientes consultam o Grupo para 2 ou 3 diferentes sectores de actividade em 5 ou 6 regiões diferentes (em termos mundiais).



IM – Quem são os principais clientes do Grupo e em que áreas actuam?
AS –
São as marcas de referência em todos os produtos de consumo duráveis e FCMG, com especial incidência nas áreas de alimentação, bebidas, transporte, comunicações, farmacêutica, tecnologia, telecomunicações, entretenimento, electrónica do lar, bem como os grandes retalhistas destas áreas.



IM – E esse trabalho, de que forma pode ajudar os clientes a desenvolverem as suas estratégias de Marketing?
AS –
No marketing como noutras áreas (comercial, logística) há uma forte componente de planeamento e outra reacção ao mercado. Com os nossos serviços conseguimos ajudar a cumprir esses dois objectivos, pois além de lermos e interpretarmos o mercado, conseguimos o detalhe e a periodicidade necessárias bem como ajudar com insights para o desenvolvimento do seu negócio.



IM – Em Portugal, a GfK trabalha mais em que áreas?
AS –
A nível do painel retalhista: Etilize/Encodex (catálogo electrónico), Fashion Life (têxtil), Total Store, Internet, DIY, Papelaria.
A nível dos estudos AD-hoc: Alimentação, Bebidas, Farmacêutica, Retalho e Telecomunicações.



IM – Quem são os seus maiores clientes?
AS –
LG, Samsung, Sony, TMN, Toshiba, Optimus, Vodafone, Sonae Sierra, Portugal Telecom, fazem parte do nosso portfolio.



IM – E que tipo de estudos são mais desenvolvidos em Portugal? Porquê? 
AS –
A nível do painel: análise mensal é o standard, embora o semanal seja cada vez mais requisitado.
A nível dos Ad-Hoc estudos de caracterização do mercado U&A, teste de conceito/produto e trackings de comunicação.



IM – Fala-se bastante em crise (apesar de se já falar em sinais de retoma). Como o grupo tem encarado esta fase?
AS –
Com confiança e prudência, uma vez que um espirro de um cliente pode ser uma constipação para o Market Research, esperamos fechar o ano com resultados positivos. O importante para nós é continuar a trabalhar para melhorar o nosso serviço e alargar se possível a oferta de produtos, numa lógica de up-selling e de cross-selling.



IM – Os clientes continuam a apostar nestas ferramentas para delinear as suas estratégias numa época em que o mercado encontra-se em grande mudança ou em época de crise “aperta-se o cinto” e descura-se esta área?
AS –
O maior perigo são as falências e as fusões por razões óbvias. Notamos um crescente interesse em estar em cima dos desenvolvimentos de mercado, mas também notamos maiores restrições orçamentais.



IM – Qual a sua posição no mercado português e quais os objectivos para o futuro?
AS –
Somos a terceira maior empresa no sector e o objectivo é mantermo-nos no top 3. O sonho de sermos nº1 não é uma obsessão. Acima de tudo queremos consolidar a nossa posição nas áreas estratégicas.

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