O ICANN, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, organização responsável pela gestão dos endereços web, deidiu esta quinta-feira em Paris alargar as restrições à atribuição de domínios de Internet.
As regras de atribuição vão mudar e a partir de do segundo semestre de 2009, qualquer pessoa, empresa ou instituição vai poder requerer a criação de um novo domínio, que agora passa a poder conter caracteres de outros alfabetos que não o romano, como o cirílico ou ou caracteres orientais, de acordo com uma notícia publicada no Público. Entre as novidades está ainda a possibilidade de registar nomes de marcas, nomes próprios, cidades ou qualquer outra palavra.
“Isto representa uma nova forma de as pessoas se exprimirem na Internet”, referiu em comunicado o presidente executivo do ICANN, Paul Twomey.
O mesmo artigo explica que a liberalização dos domínios, contudo, não estará ao alcance de qualquer entidade, já que será necessária a aprovação do ICANN, bem como o pagamento de um valor ainda não definido, mas que se deverá estar nas centenas de milhares de euros.
Nova Iorque e Berlim são duas cidades que se encontram já entre a lista de candidatos a novos domínios, que deverão ser .nyc e .berlin, respectivamente. AB
Comentários (0)