O Imagens de Marca esteve presente na Conferência Internacional 2012 “Portugal – Brasil: Um olhar atual” promovida pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Casa da América Latina e Fundação Getúlio Vargas.
Esta conferência, que surge por ocasião da comemoração dos 40 anos do ISCTE-IUL e a comemoração do ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, teve como objetivo refletir o presente e o futuro das relações entre os dois países em vários domínios como a promoção de negócios e investimentos, as parcerias comerciais e as relações académicas.
O ISCTE-IUL aproveitou também a conferência para atribuir o Doutoramento Honoris Causa – o mais alto grau de reconhecimento académico - a Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente do Brasil, que desde sempre esteve ligado à sociologia, tendo inclusive publicado alguns livros nesta área.
Durante a manhã do dia de ontem os temas centraram-se em redor das Empresas e Oportunidades de Negócio. Foi lançado ainda um olhar sobre o Ensino Superior e Ciência: perspetivas de cooperação.
Neste período, ambos os oradores fizeram uma análise geral às economias dos dois países, lançando um olhar sobre a balança comercial, com destaque para os investimentos feitos ao longo dos anos. Segundo Nélson Souza, Diretor geral da Associação Industrial Portuguesa, “Portugal exporta apenas entre 1% a 2% dos seus produtos e serviços para o Brasil, enquanto, este último exporta apenas cerca de 0,8% para Portugal”.
Também a importância do turismo e o crescimento do mercado turista brasileiro em Portugal foi visto como uma oportunidade entre os oradores presentes.
Ao nível da educação, há uma clara aposta do Brasil no desenvolvimento científico. O cenário é otimista com um aumento considerável do número de matrículas no ensino superior. No entanto, o objetivo passa por transformar essa quantidade em qualidade. Para Marcos Formiga, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, “é preciso investir na área tecnológica, onde as ciências exatas são mais ousadas, flexíveis e aceitam mais rapidamente a mudança do que as ciências sociais e humanas”.
Durante a tarde, a Experiência Portuguesa do Euro 2004, o Mundial FIFA 2014 e o Empreendedorismo nas Indústrias Criativas, foram os temas discutidos.
Foram apresentados alguns números e objetivos relacionados com o Euro 2004. “Há uma série de fatores intangíveis ligados ao evento que as pessoas se esquecem, acabando-se por falar apenas da construção dos estádios”, sublinha António Laranjo, Diretor do Torneio UEFA Euro 2004.
Este foi um painel onde se discutiram os sucessos e os insucessos deste evento, servindo quase como um legado para o Brasil aproveitar e explorar na organização do Campeonato do Mundo de Futebol 2014.
Os problemas e desafios da competição maior de futebol, também tiveram uma atenção especial, assumindo-se que a questão logística do evento será o grande desafio para os brasileiros, uma vez que vai envolver muitos estados separados por milhares de quilómetros.
Por fim, destacou-se a necessidade de se criar indústrias criativas, sendo que para todos os participantes ficou claro que é necessário ter um importante músculo financeiro e uma estrutura sólida que permita a produção de um autêntico ambiente criativo.
Houve ainda, oportunidade para exemplificar o caso de sucesso entre a SIC e a TV Globo. Duas empresas, uma nacional e outra brasileira, que trabalham com sentido de responsabilidade e cooperação na procura da qualidade.
A ideia que no final da conferência acabou por sobressair, foi a de que há uma relação intensa e eficiente entre os dois países. No entanto, há espaço para estreitar ainda mais as relações entre ambos. A Língua Portuguesa deverá ser vista como um potencial de valor económico e Portugal deverá ser a principal porta de entrada para investimentos brasileiros.
- Sabia que: O sistema RAPID que tem como objetivo automatizar nos aeroportos todo o processo de controlo da passagem dos portadores de passaporte eletrónico e o Cartão Pré-Pago são duas tecnologias desenvolvidas em Portugal e que são utilizadas no Brasil?
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