A Delta e a Sumol+Compal são as empresas portuguesas melhor colocadas no ranking RapTrak Pulse Portugal 2013, o estudo realizado pelo Reputation Institute.
O índice tem como objetivo monitorizar o índice de reputação das empresas com atividade no mercado português.
No estudo, as multinacionais Nestlé e Google ocupam as primeiras posições mas são logo seguidas pela empresa de Campo Maior, a Delta, que este ano obteve um índice de reputação de “Excelente”, com 81,9 pontos. A empresa está agora no pódio entre as mais reputadas a operar em Portugal, e ao longo dos últimos anos tem vindo a crescer.
Na edição do Rep Trak de 2012, o Grupo Delta ocupava a 4ª posição e em 2011 não estava entre o TOP5. A melhoria no que respeita à reputação da empresa deve-se, em parte, ao facto do Grupo Delta ser uma empresa familiar com uma longa história com mais de 50 anos. A inovação em termos de produtos e serviços tem permitido ao Grupo Delta chegar a novos mercados e geografias com as suas diferentes marcas. A Delta Q será talvez a face mais visível ao público em geral dessa inovação, um conceito que chegou ao mercado em 2007, abriu espaços próprios e continua a inovar.
Em 2012 a marca líder no mercado de cafés em Portugal apresentou uma nova imagem com que quer conquistar o mundo, e fechou o ano com uma subida de 1% nas vendas, que se situaram em 308 milhões de euros.
Ao longo da sua história a Delta responde assim a muitas das dimensões analisadas no RepTrak Pulse Portugal 2013, entre elas, produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, cidadania, governence, liderança e performance.
Já a Sumol+Compal ocupa este ano a 10ª posição do ranking das empresas mais reputadas em Portugal, mas registou uma descida em termos de posição face a anos anteriores. Se em 2012 ocupava o 5º lugar, este ano obteve um índice de reputação que a coloca como uma marca “Forte e Robusta”. José Paulo Machado, diretor de Pessoas, Comunicação e Sustentabilidade da Sumol+Compal salienta a importância de fazer parte deste ranking e reforça que a Reputação é trabalhada pela empresa como um todo.
O grupo tem hoje no seu portefólio duas marcas com mais de meio século de história muito ligadas ao mercado nacional, não só porque é o país de origem das marcas Sumol e Compal, mas também porque a empresa tem seguido uma estratégia de lançamentos onde realça a origem dos seus produtos. Uma portugalidade muito reforçada através de edições de bebidas da Compal.
Este é um fator a que o consumidores dão atenção e que reforça a reputação das marcas, não só a nível nacional mas também a nível internacional, uma vez que está presente em mais de 70 países a nível mundial.
A reputação é trabalhada a todos os níveis e em todos os mercados até porque, segundo o relatório de contas de 2012 do Grupo, os mercados internacionais representaram vendas de 80,5 milhões de euros, 27% do Volume de Negócios da empresa. Em 2012, a Sumol+Compal atingiu um Volume de Negócios de 295,7 milhões de euros, menos 10,8% face ao ano anterior.
A Sumol+Compal e a Delta são as únicas duas empresas portuguesas presentes no Top 10 do RepTrak Pulse Portugal 2013.
Comentários (0)