20 de maio de 2014

“Refriango tem obra bonita em Angola e a Delta em Portugal”

Está anunciada oficialmente a parceria estratégica que torna a Delta Cafés a distribuidora oficial dos produtos da empresa angolana Refriango em Portugal. A parceria tem início em junho, em todos os canais do mercado, e arranca com a comercialização da marca Blue em quatro sabores, suportada por um investimento em marketing na ordem de um milhão de euros, que inclui uma campanha de publicidade multimeios e várias ativações junto dos consumidores.

Para a Delta Cafés, este é o parceiro certo, para reforçar a estratégia do Grupo Nabeiro de alargar o portefólio a uma oferta que passa não só pelas bebidas quentes, com o café e o chá, mas também pela categoria dos sumos, trazendo mais valor acrescentado aos clientes. Segundo Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Delta Cafés, o modelo de negócio visa aproveitar os 23 departamentos comerciais que a empresa detém em todas as regiões de Portugal, partilhando uma carteira de mais de 35 mil clientes. Sendo que a aposta nesta primeira fase se concentra no canal HORECA.

De acordo com Carlos Santos, Presidente Executivo da Refriango, esta parceria era muito ambicionada, e é um passo determinante na internacionalização das marcas da empresa angolana. A Refriango estima vender cerca de 5 milhões de litros no primeiro ano da parceria, um valor, que segundo o mesmo responsável, pesa pouco mais de um terço no valor total das vendas dos mercados internacionais, situado abaixo dos 5%. Carlos Santos, reconhece que, o mercado das bebidas não está a crescer, mas está susceptível à inovação, algo que a Refriango tem no ADN das suas marcas, e que tem sido uma receita de sucesso em Angola e noutros mercados, acreditando que, em Portugal este será também um fator que vais fazer a diferença.

De referir que, a Blue é considerada a maior marca de refrigerantes de Angola, iniciou a sua estratégia de internacionalização há cerca de 4 anos, estando hoje presente em 8 mercados externos, a maioria no continente africano, como a Namíbia, Congo e Moçambique (que representa 50% do mercado internacional). Fez a sua entrada em Portugal em 2011 e, ao que parece, está cada vez mais empenhada em reforçar a aposta nos consumidores nacionais com esta parceria.

Duas empresas com uma cultura de valores idêntica

Na conferência de imprensa, que juntou ao final desta manhã, representantes dos dois grupos num restaurante em Lisboa, foram partilhados elogios ao percurso de ambas as empresas e uma visão que vai muito para além do negócio. Nas palavras do comendador Rui Nabeiro, Portugal “precisa de empresas que acreditam, e estas duas empresas acreditam”. São, pode dizer-se, duas “grandes famílias industriais”, em países também próximos, que se apresentam unidas pelos mesmos valores de qualidade, inovação e serviço ao cliente. Nas afinidades, que vão para além do negócio, está também o espírito empreendedor e o compromisso que ambos os grupos têm para com o desenvolvimento das comunidades locais, onde se inserem. O Comendador Rui Nabeiro, afirma mesmo que: “a Refriango tem uma obra bonita em Angola, e a Delta também tem uma obra muito bonita em Portugal”.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Maria José Martins; Imagem e Edição: Rui Rodrigues

Comentários (1)

  1. Com a parceria entre estas duas grandes empresas, desejo as maiores felicidades comerciais, financeiras.

    por: Jose Bravo,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.