São cada vez mais os consumidores que preferem assistir a conteúdos no digital, um hábito que é considerado já uma tendência a que os meios de comunicação se estão a adaptar. Este período de mudança levanta várias questões para os principais grupos de media em Portugal, e foi para abordar estes temas que o encontro IPG MediaBrands “Da idade Media a 2020” juntou numa sala do Hotel Ritz os CEO dos principais grupos de Media portugueses para abordar a temática.
Alberto Rui Pereira, CEO da IPG MediaBrands lançou o tema ao apresentar dados curiosos sobre o atual panorama do consumo de conteúdo. 29% dos consumidores portugueses recorrem à funcionalidade de gravação das suas boxes para verem televisão. 34% afirma que recorre ao computador e Internet para assistir a conteúdo, e 24% fá-lo através do tablet ou smartphone.
Alberto Rui acrescentou ainda que o investimento em publicidade no digital deverá crescer cerca de 12% até 2020, enquanto que na televisão o investimento não deverá aumentar mais de 3%. Apesar da televisão continuar a ser o meio preferido dos anunciantes para construírem marca é um meio que já é visualizado em diferentes aparelhos inteligentes.
Francisco Pedro Balsemão, futuro CEO da Impresa, afirma que o grupo já está a apostar nas multiplataformas usando como exemplo o Expresso Diário, e afirmando que a aposta de conteúdos da SIC na Netflix vai ao encontro deste esforço.
Já Rosa Cullell, CEO da Media Capital, refere que os meios portugueses devem investir na criação de um algoritmo de investimento para concorrer com os gigantes internacionais como é o caso da Google, Facebook ou Netflix. Os CEO de ambos os grupos consideram que esta interdependência será melhor maneira de continuar a captar investimento.
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