O “Portugal Criativo” arranca na próxima quinta-feira no Porto, sob a temática “Lugares Criativos”. Até 23 de Junho, no evento, promovido pela ADDICT, especialistas nacionais e internacionais juntam-se para debater os cruzamentos entre economia, criatividade, cultura, políticas públicas e sociedade.
O Coliseu do Porto empresta o palco para as conferências “Das Ideias aos Bons Negócios”; “Pessoas com Ideias”, “Território e Criatividade” e “O Audiovisual além-fronteiras”. O dia de sábado está reservado a uma visita a pontos criativos da cidade de Guimarães, no âmbito de a cidade berço ser a Capital Europeia da Cultura 2012.
Em destaque vai estar também a internacionalização. O “Portugal Criativo” vai dar o exemplo de países que criaram estruturas para o desenvolvimento do setor audiovisual, enquanto ferramenta de posicionamento de um lugar criativo no mapa.
A agência ADDICT é reconhecida pelo Ministério da Economia como entidade gestora e dinamizadora do setor de Indústrias Criativas da Região Norte e agrega um total de 111 associados, entre os quais a RTP, Ordem dos Arquitetos, Fundação Casa da Música, Fundação de Serralves, Porto Editora, jornal Público e as principais universidades ligadas ao ensino e formação para esta indústria.
Daniel Frota / Thales, leve em considerae7e3o que a asnrsatuia rio 2016 deve se sustentar sem o simbolo, je1 que em muitas aplicae7f5es esta aparecere1 sozinha. Por isso ela ne3o e9 secunde1ria, e talvez por isso seja chamativa . Sobre os adjetivos enjoativa , exagerada , cansativa , bonita , se trata de uma queste3o de gosto e de um repertorio seu e por favor ne3o as confundam com competeancia ou qualidade. Durante o veddeo de voces vi ve1rias, mas Vc1RIAS tipografias muito mais bonitas que essa. O que e9 bonito? Nem sempre o mais bonito, o que je1 e9, por definie7e3o, bastante duvidoso, e9 o melhor. Existem outros valores em queste3o. E com certeza, por conhecer os profissionais envolvidos (incluindo designers de tipos) neste projeto, sei que foram extremamente conscientes em cada escolha formal e com certeza eles sabiam o que estavam fazendo. Credticas se3o importantes e esse die1logo que temos aqui e9 fundamental, principalmente para o design gre1fico brasileiro. Mas e9 te3o importante quanto, que saibam discernir o que e9 opinie3o e o que e9 credtica. Existe uma diferene7a essencial.