Já arrancou a 59ª edição do Festival Cannes Lions. O evento é considerado o maior e mais prestigiado festival da indústria publicitária. Integrada neste festival está a competição Young Lions, que distingue os melhores jovens criativos do mundo, nas categorias de imprensa, internet, media, marketing, filme, design, relações públicas e ativação. Em Portugal cabe à MOP representar os Festivais da Organização Lions (Cannes Lions, Eurobest, Dubai Lynx, Spikes Asia e Asian Market Effectiveness Festival). O Imagens de Marca falou com Vasco Perestrelo, Diretor Geral da MOP, para saber que papel tem a empresa na divulgação do Cannes Lions.
IMAGENS DE MARCA (IM): Qual o papel da MOP – Multimedia Outdoors Portugal enquanto representante, em Portugal, da Organização Lions Festival?
VASCO PERESTRELO (VP): Ajuda a promover os festivais da Organização Lions Festival e todas as suas iniciativas em Portugal com maior enfoque em Cannes Lions e Eurobest; seleciona os profissionais da indústria nacional que irão fazer parte dos júris; realiza e promove as competições nacionais para os jovens trabalhadores da indústria da comunicação e publicidade que depois competem com os vencedores dos outros países durante os festivais; organiza o evento anual Cannes Lions Review em Lisboa (consiste na mostra dos trabalhos que venceram no Cannes Lions desse ano), que decorre em Setembro ou Outubro, sendo que está neste momento “suspenso” enquanto o Festival Eurobest se realiza em Lisboa, em Novembro. Outra das funções da MOP, enquanto representante da Organização Lions Festival, é realizar e promover as competições nacionais para os jovens trabalhadores da indústria da comunicação e publicidade, que depois competem com os vencedores dos outros países durante os festivais.
IM: No Cannes Lions há sete categorias criativas na competição Young Lions.
VP: Filme, Imprensa/Outdoor, Cyber/digital, Media, Design, Ativação e PR (Public Relations), uma categoria de marketing para jovens gestores de produto e ainda uma competição para estudantes cujo vencedor irá participar na Academia Roger Hatchuel, que ocorre durante o festival.
IM: Como se processa o concurso Young Lions e a Academia Roger Hatchel?
VP: Estes prémios são unanimemente considerados a mais importante distinção de carreira que um jovem profissional de comunicação pode obter. Os Young Lions compreendem obrigatoriamente duas fases: a primeira, disputada localmente em cada país, organizada pela MOP em Lisboa, não tem qualquer custo de inscrição e tem como objetivo selecionar equipas vencedoras, que irão representar o seu país nas diversas categorias do certame. A segunda fase da competição é já disputada em Cannes, onde cada dupla nacional defrontará as restantes duplas internacionais vencedoras, com apenas 24 horas para responder ao briefing apresentado pela organização internacional do certame (excetuando a categoria “Filme”, que dispõe de 48 horas para realizar o desafio). Os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados na Riviera Francesa com medalhas de ouro, prata e bronze, com exceção das categorias introduzidas pela MOP em 2011 – “Relações Públicas” e “Ativação” –, uma vez que são categorias exclusivas para Portugal. Ainda assim, os vencedores dessas categorias irão viajar até Cannes e usufruir da experiência de participar no maior evento de formação e networking do mundo criativo.
IM: E a Academia Roger Hatchel…
VP: A Academia Roger Hatchel foi criada em 2003. Este projeto dá a oportunidade a cerca de 40 das 75 delegações inscritas no Festival Internacional Cannes Lions de enviarem um estudante universitário para uma semana de formação intensa com alguns dos maiores nomes da comunicação e criatividade do mundo. Tal como em relação aos vencedores do Young Lions, todas as despesas de deslocação e estadia serão asseguradas pela representação portuguesa do festival – a MOP.
Portugal, é uma das delegações convidadas a participar na Academia Roger Hatchuel, e desde 2003 já enviou dez estudantes universitários portugueses a esta experiência formativa única.
A Academia Roger Hatchuel é uma das maiores oportunidades de intercâmbio universitário na área de comunicação, afirmando-se como um evento curricular único, que permite uma intensa atividade formativa com algumas das mais importantes personalidades e gurus da indústria, as quais lecionam sobre as mais recentes tendências da comunicação.
Tanto para as várias categorias do Young Lions como para a Academia, a MOP seleciona como júri dos trabalhos as principais personalidades nacionais que gerem cada agência em cada uma das categorias (por exemplo: diretores criativos de agências de publicidade nos casos de Imprensa/outdoor ou diretores criativos de agências de degign para a categoria design) sendo que no caso do Young Lions Marketer o júri é composto por diretores de marketing de anunciantes e na Academia por professores de marketing e criatividade das principais escolas e universidades do país.
IM: Quais as novidades deste ano do Cannes Lions?
VP: Pela primeira vez vamos assistir a vencedores nas 2 novas categorias: Mobile e Brand Content & Entertainment; além dos vários Seminários, masterclasses e workshops diários este ano foram criados dois novos espaços temáticos: o Forum e o Tech Talk. O fórum consiste numa apresentação de 60 minutos por dia, onde ao contrário dos Seminários é incentivada a interação do público com os speakers. No Tech Talk são apresentadas as últimas inovações tecnológicas da indústria e, também como novidade, foi criado o espaço Connect Bar (terraço do Palais) para network entre os delegados durante a noite.
IM: A MOP trabalha com o Festival Cannes há quantas edições?
VP: Desde 2009, há 4 edições.
IM: Para a MOP, qual a importância de trabalhar com uma produção como a do Festival de Cannes?
VP: A MOP é um player da indústria de comunicação e publicidade em Portugal e como tal faz para nós todo o sentido este papel de incentivar e projetar a criatividade portuguesa internacionalmente. A MOP tem um posicionamento de oferta de produtos e serviços 360º no exterior/out-of-home e por isso os seus produtos vão desde o advertising em soluções como mupis, autocarros, billboards etc até a área below de line e de ativação em espaços fora de casa. Todos estes produtos ganham maior valor para os anunciantes quando potenciados pela criatividade de todas as várias agências criativas da indústria fazendo assim ainda mais relevante o nosso papel de representante dos festivais.
Lardog, if your friend aclatluy wins for a real, produced, piece of work there, then that is quite a hefty accomplishment and he deserves a glow. Look at the ads that win. A good 80% are total scam, I’d say.