Em Portugal existem mais de 80 mil surdos. Razão suficiente para a agência criativa do Grupo YoungNetwork lançar uma campanha de publicidade para a FPAS (Federação Portuguesa das Associações de Surdos). Com o mote “Os surdos também falam português”, esta campanha, que inclui um filme, imprensa e mupis, conta com o apoio da Produtora Malagueta e visa contribuir para a emancipação dos direitos da pessoa surda.
Tal como explica em comunicado João Peral, diretor criativo da YoungNetwork, o facto de a sociedade não se esforçar para entender estas pessoas foi o ponto de partida para a campanha: “Sempre que viajamos temos por hábito aprender algumas palavras do país de origem, de forma a conseguirmos comunicar com a comunidade local e absorver ao máximo a experiência. Em contrapartida, que esforço fazemos nós para comunicar com um surdo?”.
A YoungNetwork criou um filme para televisão denominado “A conversa de Carlos”, onde um surdo real discursa em linguagem gestual, e coloca o espetador “ouvinte” à margem da história. Ele é, assim, obrigado a decifrar uma língua que não conhece.
Para o diretora-geral da FPAS é urgente “colocar os problemas dos Surdos na agenda mediática e alertar os portugueses para uma linguagem que desconhecem e que também é a sua, porque os surdos também falam português”. Paulo Garcia espera que a campanha chegue “mais além, demonstrando que os surdos também falam português, só temos de aprender a ouvi-los”.
Comentários (0)