87% dos marketers estão a apostar no desenvolvimento de conteúdos em formato vídeo, e a cada minuto são colocadas 72 horas de vídeos no Youtube, refere o Marketing Directo. Surge, por isso, a questão: como fazer com que as marcas se destaquem nesta imensidão de conteúdos?
Apesar de não haver nenhuma fórmula que assegure o êxito total de um vídeo no Youtube, o site Dashburst apresenta os 5 ingredientes que poderão tornar o seu conteúdo viral.
1. Apostar numa produção de alta qualidade. De acordo com a Mashable, 9 em cada 10 vídeos que se converteram em virais no ano passado foram produzidos por profissionais.
2. Pensar como um “street performer”. Há que evitar captar os típicos planos já amplamente conhecidos e utilizar uma linguagem estética inesperada, que possa surpreender o espectador.
3. Ser inesquecível. O vídeo viral “Our Blades Are ***ing Great” conseguiu captar a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Mas o que justifica este sucesso? Em vez de recorrer a celebridades, a marca de lâminas de barbear Dollar Shave Club apostou na diferença e colocou o seu diretor geral no vídeo.
4. Atuar como um ser humano. Não há que ter medo de pôr, por exemplo, o diretor da empresa a fazer “coisas estranhas” ou de mostrar os seus próprios funcionários.
5. Fazer promoção. A chave para que um vídeo se converta em viral é naturalmente fazer com que muita gente o veja. Para tal, é imprescindível ser-se proactivo e enviar e-mails a jornalistas e a bloggers, pelo menos uma semana antes do lançamento. O Dashburst sugere que se tente chegar a 2 ou 3 grandes meios de comunicação social e utilizar ferramentas como o Rapportive para chegar ao maior número de pessoas.
Comentários (0)