Os avanços tecnológicos e a crescente relevância do e-commerce estão a criar novos hábitos nos consumidores. De acordo com o Marketing Directo, que recorreu ao estudo “Future Store 3.0”, são 7 os principais pontos-chave que explicam como será o comércio em 2020.
1. As lojas físicas tendem a especializar-se. Com a crescente digitalização, as lojas físicas irão progressivamente desaparecer, e apenas aquelas que tenham a capacidade de se especializar vão conseguir sobreviver.
2. Os smartphones vão converter-se em verdadeiros conselheiros privados. Os telemóveis inteligentes vão conhecer de forma mais aprofundada os nossos gostos e necessidades, oferecendo conselhos e atividades personalizadas.
3. Os cupões de desconto serão uma arma de marketing. Os cupões de oferta e de desconto vão converter-se em algo imprescindível para atrair clientes e criar laços com aqueles que já o são.
4. O botão “Gosto” irá ultrapassar a barreira digital. As lojas físicas poderão no futuro incluir cabides com ecrãs nos quais os clientes poderão fazer “like” da peça que seja do seu agrado.
5. Os produtos mostrarão mais informação sobre si próprios. Graças aos chips integrados nas roupas, os consumidores terão a possibilidade de aceder a informações adicionais do produto escolhido.
6. Os espelhos inteligentes serão “normais”. A presença de espelhos que explicam as características da roupa que se está a provar vão ser comuns nas lojas físicas.
7. A barreira entre o comércio online e offline tenderá a desaparecer. As lojas físicas poderão tornar-se em verdadeiros locais híbridos, apresentando características das lojas online. Além disso, os produtos vão apresentar-se de forma cada vez mais criativa e surpreendente, para gerar expectativa e interesse nos clientes.
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