13 de julho de 2011

Como se mede a força da identidade de uma marca


O conceito de identidade aplicado às marcas é complexo, na medida em que permite que se siga por diversos caminhos, desde o nome e logótipo da empresa à definição do negócio, passando pelos valores da marca.


 


No entanto, e independentemente do que se aplicar ao conceito de identidade da marca, a chave para triunfar no mercado está em conhecerem-se bem a si mesmas. À medida que aumenta a força da identidade de uma marca aumentam também os rendimentos e os benefícios da empresa, afirma o especialista em branding Larry Ackerman, no site Branding Strategy Insider.


 


Ao mesmo tempo, a força da identidade organizacional de uma empresa é um factor essencial para que se alcance a excelência pretendida no mundo empresarial. Daí, ser fundamental a forma como se tratam os funcionários, avança este especialista.


 


Segundo Larry Ackerman, os 8 factores que fortalecem a identidade de uma marca são: a autonomia, a diferenciação, a mudança, a administração, os objectivos, o alinhamento, a marca e a sustentabilidade.


 


Apesar da marca ser só uma peça do puzzle da identidade da marca, trata-se da peça de arranque para montar esse puzzle e dela dependem todos os outros factores.


 


Mesmo assim, para que se possa medir a força dos referidos factores que compõem a identidade da marca é preciso não descurar algumas variáveis, como o desempenho financeiro, a inovação, a marca, a cultura da empresa, o valor dos investimentos e o desenvolvimento de estratégias. TS

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