Os utilizadores de redes sociais, que interagem diariamente com determinadas empresas e produtos, preferem partilhar opiniões positivas sobre as mesmas. Esta é uma das principais conclusões obtidas por uma análise da Press Cutting Service, agência especializada na monotorização e controlo de notícias, e que o site Marketing Directo divulga.
Neste estudo, realizado durantes seis meses através de plataformas como Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube, analisou-se o tom de conversação dos consumidores e os seus temas favoritos. Por parte das marcas, a investigação centrou-se no seu modo de participação e presença nas ditas redes sociais.
Ignácio Caballero, director técnico da Press Cutting Service, confessa que o estudo surpreendeu os responsáveis da própria agência. “Surpreendeu-nos verificar que nas redes sociais predominam os comentários positivos e que a crítica só acontece quando a marca comete algum erro”.
Quais os temas mais recorrentes nas redes sociais quando se fala de marcas? Segundo a análise, o grau de satisfação obtidos a partir dos produtos e as experiências pessoais dos consumidores são os assuntos mais debatidos.
Já no que diz respeito às marcas, verifica-se que a tendência é utilizar estas plataformas mais para comunicar do que propriamente para fazer publicidade. Na medida em que as redes sociais são por excelência locais onde os utilizadores desejam comunicar, acaba por ser desagradável para os mesmos terem de suportar uma avalanche comercial. E as marcas estão cada vez mais atentas a esta realidade.
Chegou-se igualmente à conclusão de que, enquanto certas marcas têm apenas algumas referências nas redes sociais, outras recebem grande atenção por parte dos consumidores. “Não deixa de ser um comportamento paralelo àquilo que se observa na vida real”, garante Ignácio Caballero, que, ainda assim, reforça a ideia de que existe algum caminho a percorrer, quer por parte das empresas, quer por parte do público, na relação com este mundo das novas tecnologias.
isto e uma merda