“É fundamental para as marcas darem importância ao contexto cultural que as rodeia”. Esta foi a mensagem transmitida pelos diretores criativos da agência 72andSunny Amsterdam, Carlo Cavallone and Bryan Rowles, que alertaram para o facto de ser necessário, mais do que nunca, as marcas estarem atentas à agenda mediática e expressarem um ponto de vista forte nas campanhas que realizam.
A agência, que ambos fundaram em 2004, tem trabalhado para reconhecidas marcas internacionais, como a Nike ou Benetton. Para esta última realizou a polémica campanha “Unhate”, que mostrou líderes políticos e religiosos antagónicos a beijarem-se, através do recurso a fotomontagens. A campanha, disseminada em poucos dias nas redes sociais, acabou por conseguir dar visibilidade à tolerância entre os povos. Razões que levaram a agência a ser premiada com um Cannes Lion.
Os criativos também reforçaram a ideia de que é fundamental as marcas envolverem-se na conversação levada a cabo nas redes sociais, porque é desta forma que cada vez mais elas vão conseguir alcançar e impactar eficazmente os consumidores.
“Hoje em dia é a bravura que faz as marcas ir mais além”, afirmou Carlo Cavallone. Para o criativo a ação “Red Bull Stratos” é um claro exemplo de como uma marca conseguiu ultrapassar as expectativas dos consumidores. Recorde-se que se tratou do maior salto a partir do espaço, realizado por Féliz Baumgartner. Mais de 8 milhões de pessoas viram, em directo, o paraquedista a bater diversos recordes do mundo.
Após Carlo Cavallone e Bryan Rowles foi a vez de Chris Perry, presidente executivo da Fabric, subir ao palco do cinema S. Jorge. Nesta apresentação Chris explicou como é que a criatividade na visualização da informação poderá criar novas oportunidades para as agências.
O orador explicou que a forma como um consumidor utiliza o seu cartão de crédito, ou até as próprias condições meteorológicas, poderá oferecer informação relevante e pertinente aos criativos no seu trabalho diário.
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