Gui Rios é fundador e diretor executivo da SA365 uma das agências que integra o grupo E.Life. É especialista em questões ligadas ao mundo digital e esteve esta semana em Portugal para conduzir a conferência “Connect to sell”, um evento que contou com a participação de várias marcas.
Na conferência o especialista brasileiro explicou de que forma as empresas podem utilizar as redes sociais para potenciar o seu negócio. O Imagens de Marca teve a oportunidade de entrevistar Gui Rios e perceber o que é que as marcas estão a fazer de errado nas redes sociais, de acordo com a agência.
IM – Refere que são ainda muitas as marcas e empresas que não sabem gerir a sua presença nas redes sociais. Quais são os erros mais frequentes que notam que são feitos?
GR – Os erros mais comuns estão relacionados com o facto de se priorizar a agenda de comunicação da marca em detrimento dos principais temas para os consumidores e, ainda, confundir metas e métricas. Parecem até erros contraditórios, mas as marcas esquecem-se que, para promover o diálogo e o engagement com os consumidores precisam entender os seus gostos e hábitos. E quando isso acontece, precisam ter a clara noção de que o trabalho nas redes sociais não é feito por likes (métrica), e sim para gerar negócio (meta).
IM – Qual é a melhor forma de uma marca ter melhor engagement com o seu público através das redes sociais?
GR – Unindo a sua agenda estratégica com a agenda de assuntos dos consumidores. Mais do que analisar o que dizem sobre a marca, é preciso perceber o que cada consumidor diz sobre si mesmo, para assim entender que lugares frequentam, quem são, como se relacionam com outras marcas, etc. Chamamos a isso de Consumer Centered Monitoring, que origina o Consumer Centered Marketing, que promove brutalmente o engagement.
IM – Hoje em dia qual é a importância das redes sociais nas escolhas dos consumidores?
GR – Pense no funil de conversão de vendas típico. Conhecimento, consideração, e depois conversão. As redes sociais podem catalisar as transições em cada uma dessas fases com engagement.
IM – O que é que uma comunicação digital bem-feita pode fazer por uma marca?
GR – Construir reputação e promover vendas. A união dessas estratégias pode criar novas “love brands”, assim como muitos artistas que nasceram no meio digital.
IM – O que é que a SA365 está a fazer para ajudar as marcas a comunicar melhor?
GR – Somos viciados em números. Toda a nossa área criativa é “data driven”. E só assim conseguimos estabelecer uma cultura de negócios dentro da agência e, é claro, com os nossos clientes. No final do dia, somos todos vendedores.
De acordo com a SA365 85 por cento das empresas utiliza algum tipo de rede social, só no último ano, a presença das marcas e empresas nas redes sociais (FB, Twitter, LinkedIn, etc.) duplicou e continua a crescer.
As redes sociais já são o terceiro canal mais utilizado pelos consumidores para se dirigir às empresas e marcas, e por isso, a SA365 defende que a comunicação tem que ser centrada nos consumidores.
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