Como estão a reagir as marcas ao Brexit?

24 de junho de 2016

Como estão a reagir as marcas ao Brexit?

Com mais de 2500 empresas exportadoras, Portugal tem no Reino Unido um dos principais parceiros comerciais de referência.

Os números pertencem ao INE mas ainda não se sabe qual o impacto da saída de Inglaterra da União Europeia para as empresas portuguesas. Para Nuno Pinto Magalhães, diretor de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas, “o resultado desta consulta já provocou uma acentuada desvalorização da libra face ao euro, pelo que as nossas exportações passam a ser menos competitivas”.

Em ambiente de incerteza há quem acredite que o resultado pode não ter grande efeito no quotidiano das empresas, como é o caso da indústria do calçado. “Inglaterra é o nosso 5º principal mercado de destino e significa por ano cerca de 7% das exportações, qualquer coisa como 120 milhões de euros. Estou convencido que as nossas empresas não vão sentir grande efeito”, refere Paulo Gonçalves, diretor comunicação APICCAPS.

Já José Theotónio presidente-executivo do Grupo Pestana Hotel Group, disse ao IM que acredita que “o Reino Unido e a EU encontrarão um modelo de relacionamento que será proveitoso para todos, se assim não fosse haveria muito a perder para as empresas e população dos países europeus. No início é possível que se verifique alguma instabilidade, mas estou em crer que a curto prazo o Reino Unido e EU encontrarão um bom modelo de relacionamento”.

O Imagens de Marca tentou contactar várias marcas nacionais com expressão no mercado inglês que para já não comentam os resultados do referendo e o possível impacto na exportações.

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Ana Gaboleiro

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.