A ColorADD é a grande vencedora nacional do concurso “Chivas The Venture” ”, uma iniciativa mundial da Chivas, que chegou pela primeira vez a Portugal em 2015 e que visa apoiar empreendedores sociais em todo o mundo.
A grande final deste concurso teve lugar ontem, no Estúdio Time Out, no Mercado da Ribeira, e reuniu alguns dos mais importantes nomes do empreendedorismo nacional. Miguel Neiva, fundador da ColorADD, desenhou um código de interpretação de cores para daltónicos que pode ser usado em todas as situações em que a cor é um elemento importante na tomada de decisão. A aplicação do código já é feita por várias empresas do sector têxtil, dos transportes e da saúde, entre muitas outras.
Para o empreendedor “o facto de termos vencido o Chivas The Venture é sinal de que mais pessoas partilham o nosso objetivo de tornar o mundo mais inclusivo para todos. Conquistar este prémio é sem dúvida o reconhecimento de quatro anos de trabalho que nos permitirão agora escalar o projeto para o mundo”.
Para Jean-François Collobert, Diretor Geral da Pernod Ricard Portugal, que detém a marca Chivas, “é com enorme satisfação que assistimos ao sucesso desta 2º Edição do Chivas The Venture. Com esta iniciativa conseguimos comunicar em Portugal aquele é que o verdadeiro ADN da marca – o empreendedorismo, a partilha e a sustentabilidade. Ao apoiar estes projetos estamos perpetuar o legado da Chivas na criação de um mundo melhor.”
Filipe Santos, Presidente da Portugal Inovação Social, João Rafael Koehler, presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e a jornalista Fernanda Freitas, foram os responsáveis pela eleição do grande vencedor, numa noite onde os 5 finalistas nacionais tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos e de defender as suas ideias.
A ColorADD foi distinguida com um prémio no valor de €3000 e terá ainda a oportunidade de vir a representar Portugal num dos mais relevantes concursos de empreendedorismo social. Em segundo lugar ficou a startup Noocity, com um projeto de agricultura urbana, que levou um prémio no valor de €1000. Esta empresa desenvolveu equipamentos eficientes e acessíveis que permitem que as pessoas produzam comida nas cidades de forma simples e ecológica.
A MyFarm, a Gumelo e a Beesweet foram as restantes empresas finalistas deste concurso que contou com um total de 32 candidaturas. O Chivas The Venture contou com o apoio do IES – Social Business School, escola de negócios focada em Empreendedorismo e Inovação Social.
O Chivas The Venture e um concurso aberto a todas as startups e empresas em fase de lancamento ou crescimento com fins lucrativos, com um modelo de negocio assente na criacao de valor, tanto financeiro como social, que resolva ou diminua um problema social ou ambiental.