O Museu Coleção Berardo – Arte Moderna e Contemporânea – acaba de entrar no projeto Art Project da Google, onde os amantes da arte podem, com um simples clique, aceder a pinturas, esculturas, arte de rua e fotografias.
Neste site estão representadas mais de 30 mil criações oriundas de várias culturas e civilizações, como graffitis de rua no Brasil, artes decorativas islâmicas ou a antiga arte rupestre africana.
No caso do Museu Coleção Berardo, o primeiro a nível nacional incluído no projeto, os internautas vão poder apreciar duas obras do pintor português Amadeo de Souza Cardoso, “Pelas Janelas (Desdobramento – Interseção)” e “Sem Título (Ponte)”, e outras do uruguaio Joaquin Torres Garcia, dos russos Liubov Sergeievna Popova e Lazar El Lissitzky e ainda do francês Robert Delaunay.
O museu português junta-se a outras instituições a nível mundial, como a Casa Branca em Washington D.C. ou o Museu de Arte Islamita no Qatar.
Aos utilizadores é permitida a pesquisa de conteúdos em função do nome do artista, da obra, do tipo de arte, do museu, da cidade ou da coleção, e também a criação de galerias pessoais. O carrinho Street View Trolley capturou imagens de 360 graus do interior dos museus selecionados, permitindo uma experiência ainda mais envolvente.
Nelson Mattos, Vice Presidente de Engenharia da Google, explica que a marca está empenhada “em trazer para o mundo on-line todos os tipos de cultura e torná-los acessíveis em todo o mundo”. “O Art Project demonstra como a Internet ajuda a difundir o conhecimento”, conclui.
Comentários (0)