Chama-se Lights On, Lights Off e pretende revolucionar o conceito de iluminação pública na Região Oeste, mais precisamente no Centro Histórico da Lourinhã, que conta a partir de agora com um sistema de iluminação inteligente.
O projeto resulta de uma parceria entre a Vodafone, a Câmara Municipal da Lourinhã e a Lightenjin, e consiste na substituição de “35 luminárias de vapor de sódio por tecnologia LED, associada a um sistema de controlo”.
Em comunicado, explica-se que “esta plataforma permite supervisionar os consumos energéticos em tempo real; definir calendários ou configurar perfis horários; gerir cada luminária individualmente ou controlar grupos de equipamentos; e regular os fluxos de intensidade de luz durante a noite, sem perder performance ou conforto, consoante as necessidades do município”.
A utilização desta solução pode representar uma poupança total estimada entre 70% a 80%.
João Mendes Dias, administrador da Vodafone refere que “a Vodafone está comprometida em contribuir para a dinamização e modernização das cidades, vilas e aldeias de Portugal, em estreita colaboração com parceiros estratégicos de norte a sul do País. Depois da primeira Aldeia Inteligente de Montanha e da primeira Smart Rock City, este projeto atesta a capacidade de a Vodafone oferecer um vasto portefólio de soluções para Smart Cities, independentemente das necessidades de cada região”.
Comentários (0)