Cannes Lions 2014 chega ao fim

22 de junho de 2014

Cannes Lions 2014 chega ao fim

A 61.ª edição do Festival de Criatividade Cannes Lions, que teve início no passado dia 15 de junho, chegou ontem ao fim. Neste último dia, foram entregues os “Grand Prix”, leões de Ouro, Prata e Bronze às restantes categorias que, ao longo da semana, tinham ficado por revelar.

Um dos prémios mais cobiçados, o Grande Prémio em Filme, foi entregue, nesta edição, a duas agências. Com o trabalho “Sorry I Spent It On Myself“, da Harvey Nichols, a inglesa Adam&EveDDB arrecadou um prémio. Já a FORSMAN&BODENFORS de Gotenburgo, Suécia, conquistou o outro, com o trabalho da Volvo Trucks “The Epic Split“.

A Adam&EveDDB venceu ainda outro grande prémio, novamente com “Sorry I Spent It OnMyself” da Harvey Nichols, mas na categoria Integrated Filme. Já o “Grand Prix” de Titanium foi para “Sound of Honda/Ayrton Senna 1989″, da Honda Motor Co., uma criação da japonesa DENTSU de Tóquio.

Na categoria Inovação, o grande prémio dirige-se para a Rússia. Com o trabalho “Megafaces Pavilion at the Sochi 2014 Winter Olympic Games“, a agência Megafon de Moscovo brilhou frente ao júri do Cannes Lions.

Sweetie“, da International Children’s Aid Organization Terre des Hommes Netherlands, criado pela agência holandesa LEMZ de Amesterdão, foi o grande vencedor do Grand Prix For Good.

Este ano, e de acordo com o site deste evento internacional, não foram concedidos Grandes Prémios nas categorias Branded Content & Entertainment Lions e Filme Craft mas todos os outros vencedores conhecidos ao longo da semana podem ser vistos aqui.

Portugal ainda conseguiu marcar, mesmo que pouco, a sua presença neste evento internacional, realizado em França. A agência portuguesa “This is Pacifica”, sedeada no Porto, foi a única a conquistar um prémio nesta edição do Cannes Lions, um leão de bronze, com o trabalho “Troll“. No entanto, a criatividade do português Miguel Durão também foi distinguida pelos jurados, só que através do “Milka Last Square“, um trabalho que desenvolveu pela agência francesa Buzzman.

Relativamente aos Young Lions Competitions, em Print a medalha de ouro foi para Yuri Uenishi e Chihiro Yabe, DENTSU, no Japão. Já em Relações Públicas o ouro foi para Yuichiro Okada e Tetsuya Umeda, ASATSU-DK, também no Japão. Na categoria Media, a medalha de ouro foi para a China, nomeadamente, para Tingting Song, Senior Copywriter e para TingTing Zhang, Copywriter. E em Cyber foi para a Roménia, para Razvan Ghilencea, Strategist da TBWA\Bucarest e para Bianca Dumitrascu, Designer na mesma agência. Em Design venceu a Alemanha: os Designer Gráficos da Kolle Rebbe, Stefanie Golla e Dominique Winkel ganharam a medalha de ouro. Por último, na categoria de filme a medalha de ouro foi conquistada por Vladimir Gerasimov, Produtor de Agência, e por Zhelez Atanasov, Diretor de Planeamento Estratégico, ambos da Noble Graphics\TBWA.

Marisol Diaz Rozic e Marianela Frick, Brand Managers da PepsiCo, foram as grandes vencedoras de medalha de ouro dos Young Marketers.

Nesta edição do Festival Cannes Lions, e no que diz respeito aos prémios especiais, Steve Easterbrook, vice presidente executivo e diretor global da marca McDonald’s, foi a personalidade nomeada “Profissional de Marketing Criativo do Ano”. Já a inglesa Adam&EveDDB de Londres, conquistou o título de “Agência do Ano” 2014 e, a WPP, o título de “Empresa do Ano”. A Forsman&Bodenfors de Gotenburgo foi considerada a “Agência Independente do Ano” e a “Palma de Ouro” foi entregue à empresa norte-americana MJZ. Por sua vez, a Ogilivy&Mather e a Starcom Media Vest foram nomeadas “Rede do Ano” e a “Rede de Media do Ano”, respetivamente.

Outras personalidades distinguidas no Cannes Lions deste ano foram: o realizador de cinema, Joe Pytka, que venceu o Lion of St Mark e também Richard Plepler, presidente e diretor executivo da HBO, que conquistou o título de “Media Person do Ano”.

Em último lugar, com o título de “Rede Regional do Ano” ficaram ainda quatro agências: na Europa, Médio Oriente e África, destacou-se a Ogilivy&Mather; na Ásia-Pacífico o título foi para a DENTSU Group; a Grey venceu na América do Norte e, a Ogilivy&Mather na América do Sul.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Patrícia Rogado

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.