1 de julho de 2011

Campanha vencedora em Cannes envolta em polémica

A campanha da agência brasileira Moma para a Kia Motors Brasil, vencedora de um leão de prata na categoria Press no 58º Festival Cannes Lions, está envolta em polémica, segundo avança a Exame Brasil no seu site.


 


“Teacher” e “Princess”, os anúncios premiados que apresentam o novo dispositivo do ar condicionado dos automóveis da marca, foram relacionados à pedofilia pela imprensa norte-americana


 


“Teacher” mostra um diálogo entre uma aluna com o professor. Já “Princess” faz referência à história de “A Bela Adormecida”.


 


A Kia Motors America, em declarações aos sites  Automotive News e o Adland, condenou totalmente o anúncio. O vice-presidente de marketing e comunicação, Michael Sprague, afirmou mesmo que a empresa não aprovou o anúncio e considera “as peças totalmente ofensivas e inapropriadas”.


 


Em comunicado oficial, citado pela imprensa internacional, a empresa confirma este posicionamento, alegando que “o anúncio nunca foi e nunca será utilizado de qualquer forma nos Estados Unidos”.


 


A Moma Brasil, também em comunicado, disse que as mensagens dos cartoons mostram justamente os opostos de quente e frio que o produto (ar-condicionado) oferece, e lamenta o acontecido.


 


“Jamais houve a intenção de gerar questionamentos envolvendo um assunto tão importante e sério como pedofilia, e foi uma surpresa ver a reacção no mercado americano. A Moma também lamenta por ter colocado seu cliente Kia no centro desta discussão e assume total responsabilidade pela campanha”, pode ler-se no documento divulgado pela Exame Brasil.


 


A agência lembra, no entanto, que os anúncios não levantaram qualquer polémica em Cannes, tendo sido avaliados por um júri composto por 32 elementos. TS


 

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