Black Friday tornou-se global

1 de dezembro de 2014

Black Friday tornou-se global

Um pouco por todo o mundo, a imprensa de hoje noticia o conhecido Black Friday, evento de vendas que começou nos EUA e que já se espalha por vários continentes. Como já é habitual da época, estas promoções provocam sempre vários desacatos, desta vez com destaque para o Reino Unido. O Brandchannel, Independent e New York Times referem que por várias cidades inglesas e americanas existiram conflitos em lojas que rapidamente esgotaram os stocks. Também no Brasil foram vários os estabelecimentos que aderiram à Black Friday, e que segundo a Globo levaram a cerca de 12 mil reclamações, principalmente por encobrimento dos preços, mudança do valor dos produtos no momento de compra e dificuldade de acesso às promoções.

Por cá também se aderiu ao movimento norte-americano. O Observador refere que o El Corte Inglés tem por hábito realizar uma espécie de Black Friday, logo a seguir ao Natal e nos “vizinhos” espanhóis, as lojas aderiram aos descontos já na sexta passada. Em Portugal, a maior chegada destas promoções vieram da Amazon que fez descontos de 75% em alguns produtos específicos. No entanto, foram várias as lojas nacionais que anunciaram promoções específicas neste fim de semana, mas por cá não se ouviram sinais de conflitos.

A Sony acaba de se lançar no recente mercado dos relógios inteligentes mas desta vez com um dispositivo feito de papel eletrónico, que responde aos movimentos do pulso. Segundo o Mashable, o FES Watch é flexível e pode até mudar de aspeto, no entanto apenas indica horas e não tem ligação à Internet. A marca optou por anunciar um produto diferente que pode ser financiado através de crowdfunding e é apresentado como um produto de uma startup intitulada Fashion Entertainments. Ao Wall Street Journal, um dos responsáveis da empresa, referiu que o objetivo era ver se o produto tinha aceitação no mercado sem a marca Sony.

Por falar em compras, a Altice foi a vencedora na corrida à PT Portugal. Os brasileiros da Oi escolheram os franceses detentores da Cabovisão que melhoraram a proposta apresentada inicialmente. De acordo com o Dinheiro Vivo, Económico e Jornal de Negócios, dos7,400 milhões de euros, 500 milhões dependem de objetivos a atingir. O grupo Altice está presente em nove mercados, e em Portugal, para além da Cabovisão, detém também a Oni.

Para terminar a revista de imprensa de hoje, uma boa notícia para os hotéis portugueses. O Ramalhete, em Lisboa, e o The Yeatman Porto, na cidade invicta, estão entre os 20 mais sexy da Europa, segundo o jornal britânico The Times. “Exclusividade, privacidade e distinção” foram as características, que segundo o Diário de Notícias, distinguiram estes hotéis.

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Jornalista: Ana Gaboleiro

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