O presidente da SIC admitiu esta terça-feira estar disposto a estudar a possibilidade de os canais privados pagarem uma taxa para o serviço público de televisão caso a RTP deixe de ter publicidade. É necessário “acabar com a concorrência desleal da RTP”, defendeu Francisco Pinto Balsemão durante a audição parlamentar convocada para debater as consequências da criação de um quinto canal em sinal aberto.
”No ano 2000, o mercado publicitário de televisão valia 422 milhões de euros, em 2007 valia 407 milhões de euros”, o que, “se juntarmos o valor da inflação, significa uma descida de 77 milhões de euros”, referiu, lembrando que “com um quinto canal aumenta a oferta de espaço publicitário em 40 por cento”.
Para equilibrar a situação, o dono da SIC defende “acabar com a publicidade na RTP” sob pena de os preços da publicidade baixarem e as televisões privadas “terem de reduzir o número de pessoas e custos com a programação”.
A extinção da publicidade na RTP é, de acordo com Pinto Balsemão, mais defensável ainda tendo em conta o aumento do valor da Contribuição para o Audiovisual. FM
Comentários (0)