Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar, os municípios portugueses com mosteiros classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, formalizam hoje a “Associação Mosteiros de Portugal”.
A iniciativa, que visa atrair mais visitantes e criar uma marca internacional para divulgação turística, implica um investimento de 15 milhões de euros, financiados pela Rede de Mosteiros Património da Humanidade (com o apoio do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional).
A assinatura das escrituras de constituição da associação e do seu financiamento realiza-se no Convento de Cristo, em Tomar.
Os parceiros pretendem a criação de um produto turístico de excelência, que assente numa rede coesa e dinâmica em termos nacionais e com projecção internacional. O Convento de Cristo, em Tomar, o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, afirmam-se no projecto como âncoras de desenvolvimento.
A associação terá como principais linhas de actuação a criação da marca internacional para a promoção turística eficaz dos monumentos e cidades parceiras, a elaboração dos estudos inerentes às acções de promoção dos quatro Mosteiros, a elaboração de programas de eventos nos quatro Mosteiros e lugares envolventes, e a condução dos processos adequados à atribuição e recebimento de apoios nacionais ou comunitários relativos às actividades desenvolvidas.TS
Comentários (0)