A Caixa Geral de Depósitos está a substituir todos os seus cartões bancários institucionais por novos cartões, desenvolvidos a partir da serigrafia de Júlio Pomar, “Triplo Retrato de Fernando Pessoa”, numa alusão aos heterónimos Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
Em comunicado, a Caixa afirma que esta alteração visa transformar a utilização dos cartões de débito e crédito em veículos de valorização da cultura portuguesa e os seus titulares em embaixadores deste património.
A marca procura ainda prestar um tributo a dois valores da portugalidade, juntando a inspiração escrita à expressão plástica, evocando a mensagem universal de Fernando Pessoa na interpretação de Júlio Pomar.
Na impressão figuram múltiplas técnicas de produção, nomeadamente Offset, Serigrafia e Estampagem. Todas elas podem ser associadas a materiais de diferentes naturezas, que vão das películas de PVC às folhas metálicas. O Cartão procura obedecer a rigorosos critérios de estrutura e durabilidade física.
A marca criou ainda um circuito de recolha e reciclagem de cartões que salvaguarda a eliminação de dados dos titulares – chip e tarja magnética – e encaminha este tipo de resíduos, não aceitáveis nas fileiras de reciclagem correntes, para uma desejável separação segura e seletiva quanto ao impacte ambiental.
Comentários (0)