“Hoje é praticamente inevitável uma empresa, desde uma PME a uma grande empresa, ou seja, a uma grande marca, usar plataformas online e usar ferramentas de digital na sua estratégia para conseguir estar mais próximo do seu consumidor”. As palavras são de Virgínia Coutinho, fundadora do Upload Lisboa, evento que reuniu na capital especialistas na área da comunicação e do marketing digital para debater alguns dos temas da atualidade, desde a Estratégia Digital, até ao Social Media e Gestão de Crises.
O Upload Lisboa nasceu em 2009 e a 5ª edição, que se realizou na Escola Superior de Comunicação Social, foi considerada pela organização como a melhor de sempre.
As cerca de 500 pessoas presentes no evento assistiram às diferentes apresentações, onde Julian Cole, responsável pelo planeamento de comunicação de diferentes marcas a nível internacional na agência de publicidade BBH, referiu em entrevista que “a comunicação é diferente consoante os setores das diferentes marcas. Os instrumentos que uso para a Johnnie Walker ou a Axe são diferentes dos da Playstation, implicam mais emoção”.
A internet é hoje uma plataforma de comunicação indispensável para as marcas e veio possibilitar a capacidade dos consumidores contactarem diretamente com os responsáveis das marcas. Para Stephen Waddigton, Diretor Europeu da área digital e social media da agência Ketchum, “a internet veio acelerar todo o processo. Hoje em dia, podemos ir ao Twitter ou Facebook e falar diretamente com as empresas, e se as empresas não responderem, isso afeta a sua reputação”.
A adaptação aos meios digitais tem sido uma constante por parte das várias marcas de diferentes setores. O tema esteve também em debate no Upload Lisboa e Ricardo Nunes, Head of Social Media na Mindshare Lisboa, refere que já não é possível encontrar marcas que não comuniquem no meio digital, no entanto “é difícil combater no digital sem ter uma media paga, porque o alcance que as publicações têm no facebook é muito baixa”. Na sua apresentação, Ricardo mostrou como uma marca pode trabalhar corretamente o meio digital. “No lançamento do modelo CX5 do Mazda, demos um carro a um “instagramer” (utilizador do Instagram) que, durante uma semana, criou conteúdos à volta da viagem com o carro, para divulgar o test drive da marca”.
As tendências da comunicação e do marketing digital prometem regressar a Lisboa com um Upload que quer continuar a estimular o debate e a partilha de ideias sobre as tendências na Internet.
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