18 de novembro de 2009

As novas tendências da comunicação


Uma câmara que sobrepõe à imagem real, informação virtual. Ou seja, você vê a imagem real e sobreposta a ela pode aparecer qualquer tipo de informação virtual, relacionada, por exemplo, com um produto. A Lego é uma das marcas que já utilizou esta tecnologia no ponto de venda.
Este é o princípio da realidade aumentada, uma inovação que está a afirmar-se como uma das principais tendências segundo o relatório desenvolvido pela Fullsix nos vários escritórios da agência em todo o mundo.


Coordenado por Damon Crépin-Burr, partner do Grupo Fullsix em Nova Iorque, o estudo foi apresentado em Lisboa.


3,2 milhões de utilizadores do Hi5, mais de 900 mil no Facebook e cerca de 60 mil no Twitter revelam bem o impacto das redes sociais em Portugal. Um fenómeno que se alastra a todo o mundo e que está relacionado com algumas das principais tendências que vão influenciar a comunicação das marcas em 2010:


 


• 1 – Realidade Aumentada utiliza uma câmara para sobrepor informação virtual à realidade. Esta experiência permite à marca adicionar um sexto sentido na relação com o consumidor.



• 2 – Inteligência Geo-espacial – com o aumento da mobilidade as marcas que proactivamente fornecerem respostas em tempo real sobre um contexto distinguem-se das restantes.



• 3 – Comércio de conteúdos – com a proliferação dos vídeos interactivos os consumidores vão poder comprar itens enquanto assistem aos conteúdos multimédia.



• 4 – Cross-screen  – o universo de media tem vindo a aumentar assim como o número de ecrãs onde a informação está disponível. Para os marketers isto significa que as mensagens terão que estar acessíveis quando, onde e como os consumidores as desejem.



• 5 – Micro-comércio – oferecer bens e serviços em micro-pagamentos pode ajudar uma marca a transformar o comportamento de compra, até agora premeditado em compras impulsivas.



• 6 – Mundo que fala – os objectos poderão ser convertidos em canais de comunicação eficazes, capazes de envolver e interagir com o consumidor.



• 7 – Ground-swell surfing – a velocidade do vento, a duração e abrangência são factores chave para a produção das maiores ondas de surf; o mesmo acontece online: novas tecnologias sociais emergem rapidamente (velocidade), todos os segmentos despendem mais tempo em social networking (duração), em todos os pontos do globo (abrangência).



• 8 – Guerra de dados – se o Facebook fosse um país seria o quarto maior a seguir aos EUA. Em 2011 o universo digital será 10 vezes maior do que era em 2006. Isto significa que as oportunidades para as marcas são imensas.



• 9 – Fremium Model  – é benéfico deixar uma vasta audiência experimentar sem custos, uma oferta de uma marca. Rapidamente, a elevada procura por esses produtos convertem-nos em bens Premium.



• 10 – Long Tail vs DNA – imagine-se a oportunidade de negócio para uma empresa que, recorrendo a sistemas flexíveis de fabrico computorizado, consiga produzir de acordo com as características de cada indivíduo. Qual será o futuro da ultra-costumização?



 

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