Apple envolta em polémica

17 de abril de 2015

Apple envolta em polémica

Nesta manhã de sexta-feira acordamos com a notícia de que a Apple está envolta em polémica nos Estados Unidos. Segundo o Marketing Directo, em 2013, o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles comprometeu-se a pôr em prática um programa educativo que incluía a oferta de iPads a 650 mil alunos. Na altura, os gastos ascenderam a 700 euros por cada dispositivo e 200 euros adicionais pela instalação de um programa educativo com licença de 3 anos da empresa Pearson. No entanto, agora a entidade educativa exige uma compensação multimilionária pelo “extremamente insatisfatório” funcionamento do programa, já que a maioria dos alunos não consegue aceder ao referido programa de Pearson nos iPads. De acordo ainda com o Marketing Directo, a esta situação soma-se também uma investigação recentemente aberta pelo FBI sobre a legalidade do contrato entre a Apple e a subcontratada. A empresa Pearson está sob suspeita de se ter aproveitado da sua relação com o máximo responsável do Distrito Escolar, John Deasy, para obter o contrato.

Outro dos destaques de hoje vai para a Chevrolet e para sua mais recente campanha de imprensa. Segundo o Brainstorm9, a marca decidiu colocar um vídeo nas revistas Esquire e Popular Mechanics. Ao abrir as páginas, o consumidor encontra filmes de curta duração a promover o modelo automóvel Colorado. A ação, desenvolvida peça McCann, foi reproduzida em cerca de 10 mil exemplares de cada uma das publicações.

Por cá, a greve de dez dias convocada pelos pilotos da TAP vai ameaçar as viagens de 350 mil passageiros. De acordo com o Público, a estimativa é avançada pela companhia de aviação, tendo em conta que, no dia em que a paralisação foi anuncianda, já existiam cerca de 300 mil reservas. O período escolhido para a greve, de 1 a 10 de Maio, abrange um fim-de-semana prolongado, aumentando, assim, os impactos dos protestos. A empresa calcula que a paralisação vai trazer prejuízos de 70 milhões de euros.

Já o Diário Económico dá conta da vontade do AICEP em reabrir a sua delegação em São Francisco, nos Estados Unidos, até Julho. A estratégia da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal passa por aproximar as empresas portuguesas, sobretudo na área da inovação e das novas tecnologias, de Silicon Valley, um dos principais centros mundiais de empreendedorismo e inovação nessa área.

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Jornalista: Francisco Branco

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