APCOI luta contra a obesidade infantil

28 de outubro de 2016

APCOI luta contra a obesidade infantil

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil acaba de lançar a lancheira solidária «Heróis da Fruta – Missão 1 Quilo de Ajuda», através da qual serão angariadas verbas para apoio alimentar aos alunos mais carenciados do país.

No evento de lançamento desta campanha de solidariedade que teve lugar no Foyer do Casino Estoril estiveram presentes alguns dos embaixadores e figuras públicas que aceitaram o convite da associação para dar a cara pela iniciativa.

A lancheira solidária “Heróis da Fruta – Missão 1 Quilo de Ajuda” é o resultado de uma parceria entre a APCOI e a Fruut, fábrica portuguesa de fruta desidratada, e irá desde já permitir distribuir cabazes todas as semanas, até ao final do ano letivo, a pelo menos 400 alunos carenciados, o dobro do ano letivo anterior.”

Ao longo do ano letivo 2015/16 o fundo social «Missão 1 Quilo de Ajuda» beneficiou 207 crianças que por razões financeiras não levam lanche para a escola, no entanto registaram-se no total 2 mil e 263 candidatos a este apoio, entre os quais, casos urgentes de alunos que chegam à sala de aula de barriga vazia, ou seja, que não tomam pequeno-almoço.

Todas as lancheiras solidárias “Heróis da Fruta – Missão 1 Quilo de Ajuda” contém cinco doses individuais, uma para cada dia da semana escolar, de fatias crocantes de maçã desidratada, um snack 100% saudável da Fruut, sem corantes, nem conservantes, e incluem ainda a oferta de 5 cromos autocolantes de uma coleção lúdico-pedagógica especialmente desenvolvida pela APCOI para ensinar às crianças quais os “Super Poderes” que ganham sempre que comem fruta.

Com esta caderneta de cromos, disponível no verso de cada lancheira, a APCOI pretende igualmente incentivar as famílias solidárias com esta missão a praticarem também elas uma alimentação mais saudável, uma vez que 7 em cada 10 alunos em Portugal, não ingerem fruta diariamente na quantidade recomendada. Depois de completar a caderneta, os mais pequenos vão poder trocá-las por prémios que as convidam a saltar do sofá e a praticar atividade física dentro ou fora de casa, nomeadamente: cordas de saltar, piões, iô-iôs e óculos de sol.

A fruta distribuída nas escolas é «fresca, da época, adquirida localmente e cada aluno recebe no mínimo uma peça de fruta por dia, para comer no lanche da manhã ou da tarde» clarifica Mário Silva, Presidente da APCOI.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.