A Direcção-Geral da Aviação Civil francesa autorizou o DPDgroup, a filial de transporte expresso de encomendas do grupo La Poste, a operar uma linha comercial no departamento de Var, em França. Esta aprovação vem tornar possível, pela primeira vez, uma rota comercial para a entrega de encomendas por drones.
Após dois anos de testes, o DPDgroup, a rede internacional de entrega de encomendas da GeoPost e subsidiária do Grupo La Poste, recebeu autorização da Direcção-Geral da Aviação Civil francesa para a entrega de encomendas com drones numa rota regular de 15 km.
Uma vez por semana, o drone DPDgroup viaja entre Saint-Maximin-La-Sainte-Beaume e Pourrières, no sul da França, para fazer a entrega de encomendas numa incubadora de empresas. Tanto para a partida como para a chegada do drone, é utilizado um terminal de entrega para assegurar as fases de carregamento das encomendas, desde a descolagem até ao desembarque e colocação do pacote.
Atualmente, apenas a Chronopost e a DPD em França têm a opção de enviar encomendas por drones até um ponto Pickup instalado propositadamente para o efeito, mas existe a possibilidade desta solução ser alargada a outros países. “No caso concreto de Portugal, esta seria uma abordagem interessante, pela maturidade do mercado, sendo hoje a inovação uma necessidade estratégica para a maioria das empresas”, lê-se em comunicado.
Comentários (0)