Os alunos do 1º ano do curso de Gestão de Turismo da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste estão a desenvolver um projeto de promoção turística da região. Este projeto consiste na partilha de vídeos com histórias sobre aspetos únicos da sua oferta natural, cultural e gastronómica, protagonizadas por pessoas daquela região.
A novidade é que os vários filmes, realizados com telemóveis e software de edição básico, baseiam-se no “digital storytelling”, apontado como uma das grandes tendências nas redes sociais em 2013. Este conceito associa a arte antiga de contar histórias à utilização das novas tecnologias, cada vez mais determinantes na promoção dos destinos.
A ginjinha de Óbidos, a salga do peixe na Nazaré, os bordados típicos das Caldas da Rainha, o Carnaval de Torres Vedras e os percursos de BTT da região foram alguns dos pontos de partida para as histórias, que podem ser vistas no canal das Escolas de Hotelaria e Turismo no YouTube. Ao tirar partido da tecnologia de bolso, os alunos posicionam-se no novo panorama da comunicação digital como produtores de conteúdos e reforçam as suas competências na área da promoção, animação e criação de experiência turística.
O projeto está a ser coordenado pelo Turismo de Portugal, em colaboração com a consultora digital Media Shots, e pretende-se o seu alargamento a outras Escolas de Hotelaria e Turismo. O Turismo de Portugal gere 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de norte a sul do País e duas em regime de protocolo com as autarquias de Fundão e Mirandela, onde estudam mais de 3000 alunos por ano.
Comentários (0)