A região do Alto Douro, muito conhecida pela qualidade do vinho que produz, tem agora um projeto próprio. Com o objetivo de criar um novo Douro, 13 empresas privadas ligadas aos setores vitivinícula e do turismo deixaram de lado as questões da concorrência e uniram-se em rede sob uma marca única, “altodouro.com”.
Ainda em fase piloto, e com arranque marcado para 2013, o “altodouro.com” pretende a criação de uma economia de escala entre as empresas da região tendo como grande finalidade a exportação e a afirmação internacional de forma consolidada.
Em entrevista ao Imagens de Marca Ana Beatriz, da Casa de Mendiz, conta o percurso deste grupo e fala dos projetos futuro.
Imagens de Marca (IM): Como nasce este grupo e com que objetivos?
Ana Beatriz (AB): O alltodouro é um projeto iniciado há cerca de 2 anos pela Greengrape. Esta empresa é o elo de ligação do conjunto dos parceiros, que se promovem como um todo, formando assim uma rede de relações, interesses comuns e complementaridades. O alltodouro é a materialização de uma vontade há muito sentida pelos próprios operadores que se unem na definição de uma estratégia coletiva para a afirmação internacional da região. É um projeto de responsabilidade partilhada, onde cada parceiro está consciente do valor que pode gerar para o próprio grupo. O grupo ambiciona gerar um NOVO DOURO, estruturado em rede, unindo-se sob uma marca única em torno de um objetivo: valorizar o vinho do Porto e o território Douro como destino turístico, valorizando os produtos do próprio grupo e do Douro.
IM: Qual o plano de comunicação?
AB: O alltodouro é um projeto que visa capacitar o Douro com uma oferta inovadora e de qualidade dirigida ao público nacional e internacional que procura o turismo de experiência, bem-estar e tranquilidade. A Greengrape propõe-se a dinamizar com os parceiros do alltodouro a criação de programas turísticos conjugados, colocando os diversos parceiros a trabalhar em rede e direcionando os turistas para os produtos turísticos do próprio grupo. A médio e longo prazo, o alltodouro ambiciona também diminuir a sazonalidade e aumentar a atratividade do Douro através da criação de momentos de animação, sobretudo, na época baixa.
IM: E como pensam transformar este grupo numa marca internacionalmente conhecida?
AB: Todo o grupo está consciente de que a agregação é “fundamental” para trabalhar mercados externos. O alltodouro visa criar economia de escala entre empresas dinâmicas, inovadoras e abertas ao risco em torno de um projeto voltado para a exportação e para a afirmação internacional da única região de vinhos do Velho Mundo que ainda está por descobrir. Estas empresas passam a estar ligadas em rede, sob uma única marca – alltodouro -, ganhando assim massa crítica e dimensão suficientes para viabilizar a promoção internacional e aproveitar em termos turísticos a dinâmica que a comunicação gera. Ou seja: a afirmação internacional passa, desde logo, pelo impacto que a comunicação agregada das empresas gerará a nível internacional junto dos meios de comunicação social internacionais. Acreditamos que a comunicação será fator crucial para a credibilização e afirmação do grupo a nível internacional. O ano de 2012 será um ano piloto para o grupo alltodouro, sendo que 2013 é que será o ano de arranque consistente para a internacionalização. Para tal, o grupo conta estabelecer parcerias de comunicação, promoção e venda com players nacionais que estejam já implantados em mercados externos, bem como players internacionais.
Que planos têm, então, para 2012?
O Plano de Ação para o ano 2012 prevê, desde logo, todo o trabalho de estruturação interna do grupo alltodouro.com, coordenação da iniciativa, bem como a respetiva comunicação do projeto junto de públicos-alvo estratégicos (administração central, instituições – AICEP, Viniportugal, IVDP, Turismo de Portugal -, opinion makers, operadores turísticos, opinião pública em geral). Prevê ainda a conceção dos instrumentos de comunicação do projeto (página web, redes sociais e ações de comunicação internacional).
Para o projeto alltodouro.com, 2012 será um ano piloto. Além da estruturação e da comunicação do grupo, será possível avançar com:
- Aprofundamento da estratégia coletiva à volta do vinho do Porto e do Douro.
- Definição do modelo de funcionamento e de gestão do grupo alltodouro.com.
- Conceção e elaboração do programa de ação para 2013-14.
- Criação de economias de escala para potenciar as empresas e a região.
- Eventos do grupo alltodouro: 1º Encontro do grupo fundador. O primeiro encontro alltodouro.com vai juntar os principais rostos do projeto, os verdadeiros protagonistas do Douro. Ocorrerá no Museu do Coa e em simultâneo com o lançamento da primeira das iniciativas âncora, planeadas no âmbito do alltodouro.com (Encontro de Primavera).
- Encontros para consolidação do grupo, desenvolvimento do conceito e aprofundamento da estratégia coletiva. Encontros para o acompanhamento e o desenvolvimento do conceito alltodouro. Estes encontros, cruciais para o sucesso do próprio projeto, visam, antes de tudo, permitir que todos os elementos do grupo se conheçam melhor e percebam que valor podem trazer a um projeto de responsabilidade partilhada. Estes são também encontros de reflexão cujo objetivo é colocar o Douro na agenda nacional, bem como motivar o debate capaz de gerar conhecimento e aprofundar uma estratégia coletiva. Para estes encontros serão convidadas personalidades de relevo nacional e internacional que permitam uma ampla divulgação do projeto. Serão ainda convidados para estas iniciativas os líderes das empresas que poderão vir a integrar o grupo alltodouro.com até ao fim do ano corrente.
- Feira de Vinhos.
Internacionalização
- Ações de comunicação internacional made to measure: Ações a serem preparadas em conjunto com AICEP|Embaixadas de Portugal|Ministério dos Negócios Estrangeiros. Apesar de ser o ano piloto, o alltodouro.com não pode perder oportunidade de se promover internacionalmente.
- Ações de comunicação internacional | Promoção in/out: Press trips e fam trips. O alltodouro.com prevê também o acompanhamento de visitas de jornalistas e operadores turísticos, que se realizarão a convite do próprio grupo ou através de instituições ligadas ao turismo e aos vinhos (AICEP, Viniportugal, IVDP, Porto e Norte…).
- Apresentação em Feiras Internacionais: Feiras de Turismo: Londres e Barcelona.
Empresas
Greengrape, Quinta Nova, Hotel Teatro, Museu do Coa, Restaurantes DOC e DOP, Quinta dos Poços – Douro Family Estates, Pipadouro, Lavradores de Feitoria, Wine&Soul, Casas do Coro, Casa de Mendiz, Ervas Finas e Galerias Momentos.
Excuse, that I can not participate now in discussion – there is no free time. But I will return – I will necessarily write that I think on this question.
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